CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 31 de maio de 2022

5 819 - O dia 31 de Maio de 1974, o da partida da 1ª. BCAV. 8423! Duas baixas muito importantes no Batalhão!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8413, a de Zalala: Almiro Brasil, furriel João Dias, alferes Lains
dos Santos, furriel Évora Soares, 1º. cabo Carlos Carvalho (enfermeiro) e António Lopes
(Famalicão, o Agra). Em baixo, Carlos os Costa e Fernando Silva
(Mamarracho), num passeio
às Quedas do Duque de Bragança
O 1º. cabo Jorge Silva e o alferes
miliciano Mário Jorge Sousa, ambos
da 1ª. CCAV. 8423
Davide Castro Dias,
comandante da 1ª.
CCAV. 8423


O dia de hoje, o dia 31 de Maio, pode associar-se a várias efemérides dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Disso fazendo memória, lembremos que, em 1974, a CCS, fazia o seu segundo dia de Angola, a 1ª. CCAV. aviava malas de Lisboa para Luanda e em Carmona (mas em 1975) faziam-se horas de aperto para os dramáticos incidentes que por aqui já várias vezes foram memoriados.
Hoje, pois, se fazem 48 anos sobre a histórica noite em que os zalalianos voaram de Lisboa para Luanda. Para uma jornada que seria de 15 meses.
Tenho memórias boas da malta de Zalala, logo do alferes Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa (é assim mesmo, duas vezes Sousa). Fomos companheiros de Lamego, na formação das Operações Especiais (Rangers), no CIOE, e era fidalgo de bom trato e de quem perdi o rasto. Há para aí 2/3 anos, soubemos (via furriel João Dias) que está emigrado no Luxemburgo.
Depois, o imemorável Pinto, também companheiro da jornada lamecense. E a eles se juntaram, mais próximos, o Mota Viana (que também foi companheiro de Lamego), o Queiroz e o Rodrigues (falecido a 20 de Agosto de 2018, de doença e em Vila Nova de Famalicão), o Dias e o Aldeagas, o Barata (que a morte também já levou a 11 de Outubro de 1997, súbita e implacável) e o Vitor Costa (que em Santarém fora, como eu, militar da recruta de cavalaria). Também o Eusébio (falecido de doença em Belmonte, a 16 de Abril de 2014 e também de doença), o Louro, e se esqueço alguém, que me perdõe.
O dia 31 de Maio de 1974 era um sábado e nesse dia, no bairro da Cuca, localizei o conterrâneo Custódio Ferreira (há muitos anos emigrado nos Estados Unidos), ao tempo soldado sapador aquartelado no Grafanil e para quem, da mãe, levei chouriços e rojões.. Já lá vão 48 anos!!!
Alferes milicianos Jaime Ribeiro, Augusto
Rodrigues e José Alberto Almeida

Duas baixas muito
importantes no Batalhão!

O livro «História da Unidade» refere que o BCAV. 8423 «embarcou para a RMA quase completo». Faltavam pelo menos dois oficiais. E também alguns sargentos e praças.
O BCV. 8423 tinha «duas faltas importantes» - casos do 2º. comandante e do oficial de reabastecimentos. O primeiro, por ter sido «desviado para o Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné, este por se encontrar com baixa ao Hospital Militar Principal».
Major de Cavalaria, José Luís Jordão Ornelas Monteiro, aposentou-se como tenente-coronel e faleceu a 16 de Julho de 2011, com 80 anos. Só seria substituído, no BCAV. 8423 e pelo capitão José Diogo da Silva Themudo, em Março de 1975.
O oficial de reabastecimentos era (mas não foi) o alferes miliciano Gaspar José F. Carmo Reis, que nunca chegámos a conhecer e foi «julgado incapaz para o serviço militar». Foi substituído, já em terras de Angola, pelo também alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida, que, em rendição individual, chegou ao Quitexe em Julho de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário