CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 18 de abril de 2015

3 093 - Cavaleiros em V. Alegre e Facção Chipenda na FNLA


 Daniel Chipenda, à esquerda, líder da Revolta do Leste, aderiu, com o seu 
movimento, à FNLA, a 18 de Abril de 1975. Em baixo, entrada de Vista Alegre (em 1975) e 
notícia sobre a reunião dos Estados Maiores das FAPLA, do
 ELNA e da FALA

O capitão José Diogo Themudo, que se fez acompanhar do oficial das oficinas de manutenção auto - o alferes miliciano António Albano Cruz. Preparava-se a rotação da 1ª. CCAV. 8423 para o Songo.
Os Cavaleiros do Norte de Zalala - os da 1ª. CCAV. 8423 - estavam em Vista Alegre e Ponte do Dange desde 21 de Novembro e concluindo a rotação a 25 de Novembro de 1974. Ali, substituiu a CAÇ. 4545/74 que, por sua vez e por dias, ocupara as instalações da CCAÇ. 4145/72 (que de lá saiu a 19/11).

A 18 de Abril, continuando eu e o Cruz pelo centro litoral da Angola (de férias), «voltaram a reunir-se os Estados Maiores» das FAPLA (exército do MPLA), do ELNA (da FNLA) e das FALA (da UNITA). Analisaram de forma «exaustiva da situação política e militar do país», assim como «a apreciação da aplicação prática das decisões tomadas anteriormente, no que respeita à organização das forças de prevenção e das forças integradas».
Os dirigentes dos três movimentos reconheceram, igualmente, que «os inimigos da independência do povo angolano, não tendo compreendido o momento  histórico, persistem em manobrar na sombra, preparando-se mesmo para desencadear conflitos em Luanda, entre 15 e 30 de Abril».
O dia assinalou também a extinção da Facção Chipenda (a Revolta do Leste), «dissolvida e integrada na FNLA». O acordo foi assinado nessa manhã, em Kinshasa, a capital do Zaire, e Daniel Chipenda passava a secretário geral adjunto e a membro do Conselho Nacional da  Revolução e do Gabinete Político do movimento presidido por Holden Roberto.
Os principais dirigentes da Facção Chipenda ocuparam diferentes postos de responsabilidade na FNLA e os seus combatentes integrados no ELNA. Mal imaginávamos que, semanas depois, iríamos fazer segurança a um comício de Chipenda, no campo de futebol de Carmona.

Sem comentários:

Enviar um comentário