CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

3 625 - Os tempos de formação do Batalhão de Cavalaria 8423

O comandante Carlos Almeida e Brito, ao tempo com a patente de tenen-
 te-coronel (falecido a 20 de Junho de 2003), com os alferes milicianos João
Machado e Jorge Capela. Aqui, já em Aldeia Viçosa e em 1974. Há 42 anos!

Santa Margarida e RC4. Futuros Cavaleiros do Norte
da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, no tempo de formação do
 Batalhão: um rádio-telegrafista, o alferes Lains dos
 Santos e os furriéis Queirós e Rodrigues

A Escola de Preparação de Quadros (EPQ) do Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423) deveria ter começado em Dezembro de 1973, há precisamente 43 anos!..., - mas «não se realizou por condicionalismos diversos», que o Livro da Unidade não especifica, apenas adiantando que «esse período de instrução» deveria ter ocorrido no 4º. Turno de Instrução Especial (IE) desse ano e naquela unidade do Campo Militar de Santa Margarida.
Flora e Fernandes, dois furriéis da 3ª. CCAV .8423,
a de Santa Isabel. Alguém identifica o condutor?
O BCAV. 8423, no entanto e ainda segundo o Livro da Unidade, «pode dizer-se que começou a existir cerca de Outubro/Novembro de 1973, com a mobilização da maioria dos seus quadros e tendo como unidade mobilizadora o RC4, sendo mobilizado com destino ao Estado de Angola».
Os vários quadros, nomeadamente os oficiais (alferes) e sargentos (furriéis) milicianos, foram realmente mobilizados, mas continuaram nas suas unidades de colocação pós-especialidades -atiradores de Cavalaria, na Escola Prática de Cavalaria (a EPC, em Santarém) e no Centro de Instrução de Operações Especiais (o CIOE, em Lamego). A maioria deles, como aqui temos relatado, apresentou-se no RC4 nas duas últimas semanas de Dezembro de 1973.
Os praças, na generalidade, só em Janeiro de 1974 se apresentaram, sendo certo que, no caso de alguns especialistas e também atiradores, parte deles já eram militares do RC4. E neste continuaram, mas entretanto já mobilizados e colocados no Destacamento, para a respectiva especialização (na Escola de Recrutas) e necessária integração no Batalhão.
Avenida do Quitexe, ou Rua de Baixo. O edifício
da esquerda era o do Comando do BCAV . 8423

Terras do Uíge,
terras de Angola

Um ano depois e já no sétimo mês da sua jornada africana por terras do Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 já tinham abandonado a mítica Fazenda Zalala e rodado para Vista Alegre (e Ponte do Dange). Os da 3ª. CCAV. 8423, da Fazenda Santa Isabel para a vila do Quitexe, onde se aquartelava a CCS e instalava o comando do BCAV. 8423.
Nesse dia, o general Mobutu Sese Seko, presidente do Zaire, recebeu o general Silva Cardoso, em Kinshasa, para analisar «problemas específicos entre Portugal e Angola». Silva Cardoso era, no caso, um enviado especial do Presidente Costa Gomes.
O encontro demorou «mais de duas horas» e o processo de descolonização de Angola esteve em cima da mesa - tal como o de «outros territórios de administração portuguesa».

Futebol em Portugal
através da onda curta


O dia 29 de Dezembro desse 1974 foi domingo e dia de ouvir os relatos de futebol, através da onda curta da Emissora Nacional. O FC do Porto foi a Espinho derrotar (2-0) o Sporting local e aumentou para três (eram dois) os pontos de avanço sobre o Benfica, que foi empatar (0-0) ao campo do União de Tomar.
Outros resultados dessa tarde de futebol de há 42 anos: Sporting-Belenenses, 1-0; Oriental-Olhanense, 1-0; CUF-Académico(a), 0-0; Boavista-Guimarães, 3-0; Leixões-Setúbal, 2-0; Farense-Atlético, 4-1.
Ao tempo, a vitória valia dois pontos, um o empate e zero a derrota e comandava o FC do Porto, com 26 pontos, seguido do Benfica (23), Guimarães (21) e Sporting (20), Boavista (17) e Farense (16). Depois, Belenenses (15), Farense (14), Setúbal e CUF (13), Tomar (12), Atlético e Olhanense (11), Espinho (10), Oriental (9) e Académico(a) de Coimbra (7).

Sem comentários:

Enviar um comentário