CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 26 de maio de 2017

3 774 - A véspera da (falsa) partida, dias do Uíge há 42 anos!

Neto, Viegas, Matos (2ª CCAV. 8423) e Monteiro, quatro Cavaleiros do
Norte, futuros furriéis milicianos, em pose fotográfica num carro de
combate do RC4, em Santa Margarida (ano de 1974)


Vicente, Marcos, Viegas e Neto à entrada do RC4, a 29
de Março de 2017, 43 anos depois da formação do BCAV. 8423.
Foram preparar o encontro da CCS, a 3 de Junho próximo,
que é organizado pelo (condutor) Vicente

A 26 de Maio de 1974, um domingo, fiz as despedidas dos familiares e amigos mais próximos, na certeza de que, no dia seguinte voaria para Angola. Seria, afinal, apenas no dia 29.
A imprensa do dia confirmava a reunião da OUA, em Lusaka, envolvendo os presidentes Mobutu Sese Seko (do Zaire e da OUA) e Holden Roberto (da FNLA), com Kenneth Kaunda (da Zâmbia), não se confirmando a presença de Julius Nyerere (da Zâmbia).
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia
Viçosa: o Pinto, o Barbeiro e o Soares
A Zâmbia, o Zaire e a Tanzânia, ao tempo, apoiavam os movimentos de libertação de Angola e, segundo o Diário de Lisboa desse dia de há 43 anos, estavam «dispostos a encorajar essas organizações a abrirem um diálogo com as novas autoridades portuguesas se os termos para uma independência forem justos e insofismáveis».


MPLA e FNLA em Vista
Alegre e Aldeia Viçosa


Vista Alegre em 2013 (foto do Carlos Ferreira). As
bombas de gasolina e instalações da 1ª. CCAV. 8423
Um ao depois, a experiência dos Cavaleiros do Norte - com o BCAV. 8423 já ao tempo quase todo aquartelado em Carmona - continuava a medrar entre os receios dos iminentes incidentes entre os movimentos de libertação.
Um ao depois, a experiência dos Cavaleiros do Norte - com o BCAV. 8423 já ao tempo quase todo aquartelado em Carmona - continuava a medrar entre os receios dos iminentes incidentes entre os movimentos de libertação.
Ainda assim, o comandante Almeida e Brito «na usual rotina de visita às subunidades sediadas fora de Carmona» esteve no Quitexe, Songo e Negage. E, por outro lado, «procurando também contactos com Vista Alegre e Aldeia Viçosa» esteve nestas localidades de onde pouco antes tinham saído, respectivamente, a 2ª. CCAV. 8423 e a 1ª. CCAV. 8423.   
Aqui, refere o Livro de Unidade, «com especial intenção de verificar o cumprimento das missões determinadas aos elementos do ELNA e das FAPLA», respectivamente, os braços armados da FNLA e do MPLA.
Ocupavam as instalações que tinham sido das Forças Armadas Portuguesas «em decisão da Comissão Nacional de Defesa» e que por isso, «guarnecem aquelas localidades».


Emblema da 2ª. CCAV. 8423
Barbosa de Aldeia Viçosa, 
65 anos em Gondomar

O Barbosa de Aldeia Viçosa, festeja 65 anos a 27 de Maio de 2017.
José dos Santos Barbosa, de seu nome completo, foi soldado condutor dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Dele pouco podemos dizer. Apenas que se apresentou no RC4 a 4 de Março de 1974 e transferido da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e que não consta da lista de embarque da 2ª. CCAV., que a 10 de Setembro de 1975 regressou a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário