CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 5 de março de 2019

4 400 - Comandante apresentou cumprimentos às autoridades de Carmona!

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, todos 1ºs. cabos e em Luanda, em 1974: Vasco Vieira (Vas-
quinho),Damião Viana e Miguel Teixeira, escriturários, e, operadores-cripto, António Carlos Medeiros
(falecido a 10 de Abril de 2003, de doença e no Porto) e João Estrela
Grupo de condutores da CCS do BCAV. 8423. De pé,
Alves (?), Gomes, NN, Gonçalves e Vicente. Em baixo,
Miguel, 1º. cabo Monteiro (Gasolinas) e Serra 


O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, «apresentou-se», a 5 de Março de 1975, em «visitas protocolares, ao Governador do Distrito, Bispo da Diocese e Juízes do Tribunal do Uíge». As autoridades civis da cidade de Carmona, a capital da província nortenha de Angola.
A CCS e um Grupo de Combate da 2ª. CCAV. 8423, recordemos,  lá tinham chegado no dia 2, aquartelando-se no 
Cavaleiros do Norte da CCS. Atrás, Costa e 1º. cabo
Teixeira (estofador). Sentados, 1º. cabo Monteiro (Ga-
solinas), Gaiteiro e 1º. cabo Malheiro. Depois, Picote
 (com arma) e, ao lado, António Clara Pereira (que
faleceu a 21/02/2018, de doença e em Mação) 
BC12, e o comandante dos Cavaleiros do Norte contactou-as, desta forma oficial e de cortesia.
Um ano antes, precisamente, mas
Luís Oliveira
1º. cabo TRMS
no RC4, em Santa Margarida, o BCAV. 8423 recebeu mais um grupo de especialistas. Para as seguintes Companhias:

CCS, a do Quitexe

- Luís Alberto Fernandes de Oli-
veira, 1º. cabo de Transmissões, que rodava do BC6. Aposentado da EDP, é natural e residente em Vila Real, rodava do BC6.
- Jorge Manuel Raposo Salgueiro, 1º. cabo operador de mensagens, chegado da Escola Prática de Transmissões (EPT), no Porto. É de Sacavém, ao tempo do município de Loures.
- Américo Manuel da Costa Nunes Gaiteiro, soldado condutor, então rodando do Batalhão de Engenharia 3 (BE3), mesmo ao lado do RC4, em Santa Margarida. Aposentado, é de Perafita, em Matosinhos.
- Miguel da Cruz Ferreira, soldado condutor, idem. Motorista profissional, é da Lomba, em Gondomar. Organizou o encontro da CCS de 2015.
- Joaquim Celestino Gonçalves da Silva, soldado condutor, idem. É natural e residente no Freixieiro, do concelho de Matosinhos.
- Delfim de Sousa Serra, soldado condutor, idem. Aposentado, é natural e residente em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar.
- Vicente José Alves, soldado condutor, idem. Empresário de construção civil, natural de Cucados, em Vila de Rei.

Fernando Lopes

1ª. CCAV. 8423, a de Zalala


- Fernando Manuel da Conceição Lopes,  soldado auxiliar de cozinha, rodado do Regimento de Artilharia 4 (RAL4), em Leiria. Natural do lugar de Póvoa do Forno, no Troviscal, em Oliveira do Bairro -on era trabalhador da Cooperativa Agrícola. Faleceu a 12 de Julho de 1983, de acidente de viação.
- Júlio Manuel Tavares Martinho, soldado auxiliar de cozinha, ido do RAL 4. É da Felgueira Velha, freguesia de Seixo da Beira, em Oliveira do Hospital.
Alb. Marques
- Afonso Figueiredo da Silva, soldado atirador de Cavalaria, oriundo do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), em Estremoz, e natural e residente no Montijo.

2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa

- Alberto Joaquim de Oliveira Marques, 1º. cabo operador-cripto, que rodava do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Trafaria. É natural de Mafamude e reside agora na Urbano de Moura, na cidade de Vila Nova de Gaia.
Floro Teixeira

3ª. CCAV. 8423, da Santa Isabel

- Floro Gomes Teixeira, 1º. cabo enfermeiro, rodado Regimento de Serviços de Saúde, em Coimbra, e para a 3ª. CCAV. 8423. É de Coimbra e, aposentado dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, mora em Sesimbra- Manuel da Silva Coelho, auxiliar de cozinha, ido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 4 (RAL 4), em Leiria. É do lugar da Igreja, na freguesia de Vermelha, do concelho do Cadaval.
- Joaquim Fernandes de Carvalho, soldado condutor, rodando do Batalhão de Engenharia 3, ao lado do RC4. Do lugar da Igreja, freguesia de Fiscal, Amares.
- José da Costa Moura, soldado condutor, rodando do Batalhão de Engenharia 3, ao lado do RC4. Natural de Mondim da beira, freguesia de Outeiro concelho de Tarouca.
António Carlos
F. Medeiros

Dia 5 de Março, dia
de anos de Cavaleiros !

O dia 5 de Março de 1952 foi dia de nascimento de pelo menos três Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Os seguintes:
- António Carlos Fernandes Medeiros, 1º. cabo operador-cripto da CCS, a Companhia do Quitexe. Natural do Porto, onde faleceu, 
R. Manteigas
de doença, a 10 de Abril de 2003. RIP!
- Rodrigo António do Carmo Manteigas, 1º. cabo clarim da 1ª. CCAV. 8423, a que se juntou já em Zalala, em Angola. É natural e residente em Idanha-a-Nova e aposentado da  GNR.
- José Joaquim Antão Gonçalves, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Natural e residente na Quinta do Pontão de Ferro, em Benavente.


Eugénio Silva
em 2019
Eugénio Silva
nos anos 70
Eugénio Silva, jovem
de Carmona, 63 anos!

O agora engenheiro Eugénio Silva foi contemporâ-
neo dos Cavaleiros do Norte na cidade de Carmona, a agora Uíge. Hoje, festeja 63 anos!
Era jovem estudante no nosso comum tempo de 1975 e, como milhares de uíjanos desse ano, foi «actor»  involuntário dos trágicos primeiros 6 dias de Junho de 1975 e um dos muitos civis acolhidos no BC12, pelo BCAV. 8423 e em segurança. Ele e a família seguiram para Luanda, numa das caravanas protegidas pelas Forças Armadas Portuguesas e, seguindo a carreira acadé-
mica, licenciou-se em engenharia, com passagens por universidades da ex-URSS e sendo agora quadro da Sonangol.
Nascido a 5 de Março de 1956, festeja hoje 63 anos, na sua Luanda, a saudosa capital angolana. No mesmo dia do Presidente João Lourenço e quando por lá, em viagem oficial,  está o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Várias vezes colaborou com o nosso blogue e para ele, grande e fraterno, vai o nosso sentido e afectuoso abraço de parabéns!

1 comentário:

  1. Obrigado amigo Celestino Viegas,por recordar-se sempre de mim, em todos os dismas 5 de Março, isto é, anualmente. Enbio-vos um forte abraço a partir de Luanda. Já estou reformado desde 2016.

    ResponderEliminar