![]() |
Grupo de condutores da CCS do BCAV. 8423. De pé, Alves (?), Gomes, NN, Gonçalves e Vicente. Em baixo, Miguel, 1º. cabo Monteiro (Gasolinas) e Serra |
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423, «apresentou-se», a 5 de Março de 1975, em «visitas protocolares, ao Governador do Distrito, Bispo da Diocese e Juízes do Tribunal do Uíge». As autoridades civis da cidade de Carmona, a capital da província nortenha de Angola.
A CCS e um Grupo de Combate da 2ª. CCAV. 8423, recordemos, lá tinham chegado no dia 2, aquartelando-se no
BC12, e o comandante dos Cavaleiros do Norte contactou-as, desta forma oficial e de cortesia.
Um ano antes, precisamente, mas
![]() |
Luís Oliveira 1º. cabo TRMS |
CCS, a do Quitexe
- Luís Alberto Fernandes de Oli-
veira, 1º. cabo de Transmissões, que rodava do BC6. Aposentado da EDP, é natural e residente em Vila Real, rodava do BC6.
- Jorge Manuel Raposo Salgueiro, 1º. cabo operador de mensagens, chegado da Escola Prática de Transmissões (EPT), no Porto. É de Sacavém, ao tempo do município de Loures.
- Américo Manuel da Costa Nunes Gaiteiro, soldado condutor, então rodando do Batalhão de Engenharia 3 (BE3), mesmo ao lado do RC4, em Santa Margarida. Aposentado, é de Perafita, em Matosinhos.
- Miguel da Cruz Ferreira, soldado condutor, idem. Motorista profissional, é da Lomba, em Gondomar. Organizou o encontro da CCS de 2015.
- Joaquim Celestino Gonçalves da Silva, soldado condutor, idem. É natural e residente no Freixieiro, do concelho de Matosinhos.
- Delfim de Sousa Serra, soldado condutor, idem. Aposentado, é natural e residente em S. Pedro da Cova, concelho de Gondomar.
- Vicente José Alves, soldado condutor, idem. Empresário de construção civil, natural de Cucados, em Vila de Rei.
![]() |
Fernando Lopes |
1ª. CCAV. 8423, a de Zalala
- Fernando Manuel da Conceição Lopes, soldado auxiliar de cozinha, rodado do Regimento de Artilharia 4 (RAL4), em Leiria. Natural do lugar de Póvoa do Forno, no Troviscal, em Oliveira do Bairro -on era trabalhador da Cooperativa Agrícola. Faleceu a 12 de Julho de 1983, de acidente de viação.
![]() |
Alb. Marques |
2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
- Alberto Joaquim de Oliveira Marques, 1º. cabo operador-cripto, que rodava do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Trafaria. É natural de Mafamude e reside agora na Urbano de Moura, na cidade de Vila Nova de Gaia.
![]() |
Floro Teixeira |
3ª. CCAV. 8423, da Santa Isabel
- Floro Gomes Teixeira, 1º. cabo enfermeiro, rodado Regimento de Serviços de Saúde, em Coimbra, e para a 3ª. CCAV. 8423. É de Coimbra e, aposentado dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, mora em Sesimbra- Manuel da Silva Coelho, auxiliar de cozinha, ido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 4 (RAL 4), em Leiria. É do lugar da Igreja, na freguesia de Vermelha, do concelho do Cadaval.
- Joaquim Fernandes de Carvalho, soldado condutor, rodando do Batalhão de Engenharia 3, ao lado do RC4. Do lugar da Igreja, freguesia de Fiscal, Amares.
- José da Costa Moura, soldado condutor, rodando do Batalhão de Engenharia 3, ao lado do RC4. Natural de Mondim da beira, freguesia de Outeiro concelho de Tarouca.
![]() |
António Carlos F. Medeiros |
Dia 5 de Março, dia
de anos de Cavaleiros !
O dia 5 de Março de 1952 foi dia de nascimento de pelo menos três Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Os seguintes:
- António Carlos Fernandes Medeiros, 1º. cabo operador-cripto da CCS, a Companhia do Quitexe. Natural do Porto, onde faleceu,
![]() |
R. Manteigas |
- Rodrigo António do Carmo Manteigas, 1º. cabo clarim da 1ª. CCAV. 8423, a que se juntou já em Zalala, em Angola. É natural e residente em Idanha-a-Nova e aposentado da GNR.
- José Joaquim Antão Gonçalves, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Natural e residente na Quinta do Pontão de Ferro, em Benavente.
![]() |
Eugénio Silva em 2019 |
![]() |
Eugénio Silva nos anos 70 |
de Carmona, 63 anos!
O agora engenheiro Eugénio Silva foi contemporâ-
neo dos Cavaleiros do Norte na cidade de Carmona, a agora Uíge. Hoje, festeja 63 anos!
Era jovem estudante no nosso comum tempo de 1975 e, como milhares de uíjanos desse ano, foi «actor» involuntário dos trágicos primeiros 6 dias de Junho de 1975 e um dos muitos civis acolhidos no BC12, pelo BCAV. 8423 e em segurança. Ele e a família seguiram para Luanda, numa das caravanas protegidas pelas Forças Armadas Portuguesas e, seguindo a carreira acadé-
mica, licenciou-se em engenharia, com passagens por universidades da ex-URSS e sendo agora quadro da Sonangol.
Nascido a 5 de Março de 1956, festeja hoje 63 anos, na sua Luanda, a saudosa capital angolana. No mesmo dia do Presidente João Lourenço e quando por lá, em viagem oficial, está o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Várias vezes colaborou com o nosso blogue e para ele, grande e fraterno, vai o nosso sentido e afectuoso abraço de parabéns!
Obrigado amigo Celestino Viegas,por recordar-se sempre de mim, em todos os dismas 5 de Março, isto é, anualmente. Enbio-vos um forte abraço a partir de Luanda. Já estou reformado desde 2016.
ResponderEliminar