CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 8 de março de 2019

4 403 - Especialistas atrás de especialistas, o BCAV. 8423 em formação...

A parada do BC12 Nos trágicos dias de a primeira semana de Junho de 1975, quando
os Cavaleiros do Norte apoiaram milhares de civis que se sentiram ameaçados pelos
incidentes que, em terreno de combate militar,  opuseram a FNLA ao MPLA 
Cavaleiros do Norte das Transmissões: Costa, furriel Pi-
res, alferes Hermida e 1ºs. cabos Oliveira e Mendes. Em
baixo, Zambujo, António Couto Soares (que há 45 anos se
apresentou no RC4) e 1ºs. cabos Salgueiro e Jorge Silva

Os tempos militares de há 45 anos eram de regulares apresentações de futuros Cavaleiros do Norte, no RC4 e para o Batalhão de Cavalaria 8423.
Os atiradores de Cavalaria continuavam de licença, depois de acabada a sua Escola de Recrutas, e a hora era de se apresentaram especialistas. Estava em andamento a formação da Unidade e, aos poucos e poucos, todos se iam conhecendo.
Eis algumas apresentações, de «nomeados para servir no ultramar»:
- Fernando da Conceição Pereira, no dia 8 de Março de 1974 e soldado de transmissões, oriundo do Regimento de Artilharia nº. 1 (RAL1), em Lisboa, e com destino à 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel.
- António Couto Soares, no dia 7 e do RAL 1, soldado de transmissões e para a CCS. É d Póvoa do Lanhoso e esteve emigrado na Suíça.
- Mário Novais de Carvalho Araújo, 1º. cabo de transmissões, rodado do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), da Trafaria, no dia 7 de Março e para a 2ª. CCAV. 8423.
Mário Araújo

Soares e Dias da 2ª. CCAV. 8423
na prisão de Santa Margarida

Os atiradores de Cavalaria António Martins Soares e Carlos Alberto Jerónimo Dias, ambos da 2ª. CCAV. 8433, apresentaram-se a 8 de Março de 1974, no CIM de Santa Margarida, para cumprirem. cada qual, «10 dias de prisão que lhe foi imposta», não sabemos quais as razões.
O Soares era (é) de natural de Três Povos de Escarigo, freguesia de Salgueiro, no concelho do Fundão. O Dias era (é) de Milreu, no concelho de Vila de Rei. De ambos nada mais sabemos, augurando que estejam de boa e feliz saúde. Grande abraço!
Fazenda Santa Isabel

Chambelo de Santa Isabel, 
67 anos em Sintra !

O soldado condutor auto-rodas António Joaquim Pestana Chambelo, Cavaleiro do Norte da 3º. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 67 anos a 8 de Março de 2019.
O Chambelo era de Penha Longa, em Linhó, concelho de Sintra, e lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão de serviço em Angola. Mora nas Escadinhas de Alba Longa, em Sintra, e nada mais sabemos dele. Parabéns, pá..., onde quer que estejas!

O «desertor» António
Bacelar de Brito

O soldado António Joaquim Faria Bacelar de Brito, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, passou à «situação de desertor» a  8 de Março de 1974.
A Ordem de Serviço nº. 60, de 13 de Março de 1974 e do RC4, dá conta que estava «na situação de ausência ilegítima sem licença, desde 28 de Fevereiro de 1974»O Brito era atirador de Cavalaria e seguiu para Angola com os co-
mandados do capitão miliciano José Paulo Fernandes e hoje, 45 anos passa-
dos deste incidente disciplinar (cujos contornos não  conhecemos), daqui lhe enviamos o nosso abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário