CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 9 de março de 2019

4 404 - Os quadros angolanos, as 232 baixas do IN e as 7 das NT, há 45 anos!

Grupo de Cavaleiros do Norte da CCS no encontro de 2017, no Regimento de Cavalaria 4, a unidade
mobilizadora do BCAV. 8423, Campo Militar de Santa Margarida
Quarteto de Cavaleiros do Norte da CCS, em 2017
 e do RC4: 1º. cabb Domingos Teixeira (estofador),
mecânico António Pereira (falecido a 21 de Feve-
reiro de 2018, de doença e em Mação), condutor
Delfim Serra e mecânico António Simões
   

O dia 9 de Março de 1974, há 45 anos, foi um sábado, como hoje, e, por isso mesmo, não se registaram apresentações de especialistas do BCAV. 8423.
O dia era também véspera de carnaval e do jogo FC do Porto,2-Benfica,1, passando os azuis para o 2º. lugar (36 pontos), atrás do Sporting (38) e à frente dos encarnados (35).
Dia, também para em Luanda, o comandante-chefe local das Forças Armadas, o general Luz Cunha, afirmar que «cerca de 45% dos quadros
General J.
Luz Cunha
das Forças Armadas em serviço neste Estado são compostos por naturais de Angola».
O comandante-chefe das FAPA fez também, uma análise sobre as posições operacionais dos três movimentos de libertação:
- FNLA, a antiga UPA, de Holden Roberto: «O grupo terrorista que mais se tem revelado nos últimos meses». Contudo, acrescentou, «as suas guerrilhas tem-se limitado a reagir à acção das Forças Armadas». Seria para a zona de acção da FNLA que seguiria o BCAV. 8423.
- MPLA, de Agostinho Neto: «Tem vindo a executar, por vezes com certa intensidade, acções esporádicas nas faixas fronteiriças com a Zâmbia e em Cabinda, por vezes com implantação de engenhos explosivos».
- UNITA, de Jonas Savimbi: «Apenas se revelou com acções violentas de pouca gravidade no princípio deste ano».
O general Luz Cunha informou, também, que as Forças Armadas «infligiram 232 baixas ao inimigo, nos últimos 6 meses». Quanto às Forças Armadas Portuguesas, no mesmo período, «tiveram 7 baixas em combate».
A Fazenda de Zalala

Afonso de Zalala,
71 anos no Montijo!

Afonso Figueira da Silva foi soldado atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 e fará 761 anos a 8 de Março de 2019.
Cavaleiro do Norte de Zalala e nascido em 1948, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e sabemos que se fixou no Largo Gomes Freire, no Montijo. Nada mais sabemos dele, mas, para onde quer que esteja, aqui deixamos a nossa saudação.

Barbosa de Zalala
est(ar)á em França !

Júlio de Araújo Barbosa foi Cavaleiro do Norte de Zalala e est(ar)á emigrado em França.
Atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV . 8423, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal aldeia do Barreiro, freguesia de Paçô, em Arcos de Valdevez. Eventualmente, terá falecido em França (o que não conseguimos confirmar), mas, na crente esperança de que assim não seja, aqui lembramos que hoje faria 67 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário