CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

4 831 - Os 91 anos do capitão miliciano médico Manuel Leal

O capitão médico miliciano Manuel Leal, ladeado pela esposa Maria José (à 
direita) e pelo (ex)alferes miliciano António Albano Cruz, na Póvoa do Varzim 

O capitão miliciano médico Manuel Leal, de cigarro na
 boca e no Quitexe, há 45 anos, ladeado pelos alferes
milicianos Jaime Ribeiro e António Manuel Garcia (à
esquerda) e tenente Acácio Luz (à direita)

O capitão miliciano médico Leal foi Cavaleiro do Norte em 1974 e por lá se imortalizou no seu nobre ofício, com «a maior competência profissional na resolução de todos os problemas clínicos que lhe surgiram, com elevado espírito de servir, no que evidenciou uma perfeita identidade com a missão que lhe foi solicitada, nunca se poupando a sacrifícios, nem olhando a horas de descanso». Hoje, aposentado e a viver na Póvoa do Varzim, festeja 91 
O louvor ao capitão miliciano médico 
Manuel Leal  foi publicado na Ordem
de Serviço nº. 78 do BCAV. 8423
anos!!! Em invejável forma para a notável idade que tem!!!

Louvor e medalha
para o Capitão Leal !

O louvor do comandante Almeida e Brito ao militar e médico sublinha que «acumulando as suas funções com as de Delegado de Saúde, apoiou permanentemente todas as populações civis, europeias e africanas, deixando em todas a melhor amizade, pela dedicação e interesse posto nos serviços por si concedidos, quer nesta vila quer nas fazendas por si visitadas». 
Somos disso testemunhas, pois muitas vezes o acompanhámos, em missão de escolta, com o PELREC, quando visitava fazendas e aldeias e, nelas, qual João Semana, distribuía saúde (em medicamentos) e carinho (no afecto da palavra ou do gesto).
O louvor sublinha também «o elevado sentido de camaradagem, a perfeita correcção de trato» do capitão médico Leal», pelo que, e citamos o louvor, «deixa em todos os superiores, camaradas e subordinados, e na população que servia, no geral, um amigo que se recorda e que merecidamente tem direito a público louvor». Foi condecorado com a Medalha Militar Comemorativa das Campanhas do Exército Português, com a legenda ANGOLA 1972-73-74. 
O capitão miliciano médico Manuel Leal vive agora no Solar dos Morais, em Vila do Conde, sempre bem disposto e onde, a 14 de Setembro deste ano de 2019, festejou os 60 anos do seu casamento com a sua «mais-que-tudo», Dona Maria José Andrade Leal. Parabéns!
Albertino Neves e esposa
no encontro de 2019

Neves da CCS, 67
anos em Gondomar!

O soldado Albertino Ferreira das Neves, da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 3 de Outubro de 2019.
Cavaleiro do Norte como maqueiro e auxiliar de enferma-
gem no Quitexe e em Carmona, regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975 , trabalhou na nobre arte de ourivesaria e, já aposentado, reside no lugar do Casal, em S. Cosme, município de Gondomar, para onde vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário