CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 19 de outubro de 2019

4 847 - Banditismo e pilhagens da FNLA na Estrada do Café!

A nova ponte do Rio Dange, substituindo a que foi destruída na guerra civil. Liga as Províncias do
 Bengo à do Uíge e ali estiveram, no destacamento, muitos militares portugueses, incluindo os Cava-
leiros do Norte do BCAV. 8423, que lá substituíram a CCAÇ. 4145
O jardim e a Administração do Quitexe,
em imagem de 24 de Setembro de 2019

Há 44 anos, precisamente 44 anos, em data de Outubro de 1975 cada vez mais próxima do 11 de Novembro (dia da proclamação da independência de Angola), a FNLA, a partir de Kinshasa, dirigiu «um apelo patriótico e amistoso» a todas as populações angolanas e portuguesas, no sentido de, como referia o Diário de Lisboa, «não se envolverem nos combates que opõem 
O furriel Viegas na entrada do Quitexe,
do lado de Luanda, a 24/089/2019, mais
de 44 anos depois da saída para Carmona
a FNLA aos grupos armados apoiados pelo social imperialismo». Ao MPLA, por outras  palavras.
Ao receio de serem apanhadas pelos dois fogos, na sequência do (anunciado) ataque a Luanda, a FNLA sublinhava que o seu Exército de Libertação Nacional de Angola - o ELNA - «dá combate as tropas do MPLA e não às populações civis, sejam elas angolanas ou portuguesas».
«Os portugueses que vivam em Angola - prosseguia o comunicado tornado público em Kinshasa - são amigos e irmãos». 
«Os dirigentes da FNLA jamais tiveram a intenção de perseguir as populações por motivo da sua opção política. Angola precisa da energia de todos os seus habitantes, tanto negros como brancos,  para constituir uma nação racialmente harmoniosa e economicamente próspera», concluía o comunicado do movimento liderado por Holden Roberto.
Placa de Vista Alegre na Estrada do Café
a 24 de Setembro de 2019

O Uíge «controlado»
pelas forças da FNLA

Os Cavaleiros do Norte, por esta altura de 1975, já se encontravam em Portugal há mês e meio, mas o que se passava em Angola não nos era indiferente.
A FNLA, em comunicado divulgado
em Kinshasa, quis tranquilizar os portugueses
sobre o futuro (então) próximo de Angola,
em Outubro de 1975
O que faltava era noticiário do Uíge - do «nosso» Quitexe, de Vista Alegre e Aldeia Viçosa e da «nossa» Carmona -, sobrando apenas as pouco pormenorizadas e esclarecidas notícias de que era território controlado pela FNLA. Já assim era o nosso tempo, quando pouco se sabia do MPLA (que por lá não se via) e muito menos (quase nada) da UNITA.

Acções de banditismo
ma Estrada do Café

Um ano antes, em Outubro de 1974 e depois da emboscada entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria, de que resultou a morte de dois civis europeus(no dia 14), e as pilhagens (a 18) no troço Quitexe-Aldeia Viçosa, acentuaram-se os «patrulhamentos inopinados» das NT na Estrada do Café.
O objectivo era, segundo o livro «História da Unidade», procurar «contrariar esta acção de banditismo», nomeadamente aquando do «aparecimento de queixas». Só que, frisa o mesmo «HdU», «à aproximação das NT, a FNLA furta-se ao contacto e, consequentemente, não se evita a acção já realizada e a realizar, á posteriori», pois, na verdade, «a presença das NT não é, e não pode ser, contínua».
Era esta, há precisamente 45 anos, a vida operacional dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, na sua jornada africana do Uíge angolano: contrariar acções de banditismo. Missão nada apetecível e seguramente muito perigosa.
Rodolfo Tomaz e esposa no
encontro de Penafiel (2018)

Tomaz, 1º. cabo da CC,
67 anos em Lousada !

O 1º. cabo Tomaz, da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 19 de Outubro de 2019.
Rodolfo Hernâni Tavares Tomaz era rádio-montador de especialidade e, nessa qualidade, louvado pelo Comando do BCAV. 8423, também pelos serviços prestados à comunidade civil quitexana.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro e vive em Lousada, já aposentado mas animador da rádio local. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário