CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

4 846 - Pilhagens entre Quitexe e Aldeia Viçosa, o amor e as festas de anos!

Aldeia Viçosa, no Uíge angolano e a 24 de Setembro de 2019: a esquadra da Polícia Nacional (PN) de
 Angola (casa azul), a capela da vila e parte daquele que foi o quartel dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV.
8423,  a do capitão miliciano José Manuel Cruz

O ex-furriel Viegas no Dambi-Angola, entre Aldeia Viçosa
 e Quitexe e onde, a 4 de Novembro de 1974, o PELREC se
 encontrou, pela primeira vez, com guerrilheiros da FNLA

Os tempos de Outubro de 1974, pela terra uíjana de Angola, foram de, por parte da FNLA e segundo o livro «História da Unidade», de «procurar realizar actividades de pilhagem dos utentes dos itinerários , especialmente no troço entre o Quitexe e Aldeia Viçosa».
Foram tempos bem delicados para a guarnição dos Cavaleiros do Norte, que, inopinadamente, tinham de realizar patrulhamentos que nem sempre corriam bem: ora porque as queixas se repetiam, e confirmavam, ora porque se repetiam «acções de banditismo».
Assim, iam os tempos de há 45 anos, pelas bandas do Quitexe e da Zona de Acção (ZA) dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Francisco Bento
João Rocha
´
Cavaleiros do Norte 
em festa de 67 anos 

Aos dias 18 de Outubro de 1952, nas fraldas maternais desse tempo de há 67 anos, nasceram três Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: o furriel Bento, o 1º. cabo Azevedo e o soldado Carvalho.

Armando Carvalho
O furriel miliciano Francisco Manuel Gonçalves Bento foi  especialista de Informações, no Comando do BCAV. 8423, e por Angola - pelo Quitexe, por Carmona e pelo Grafanil - foi imortalizado pelo seu bem (mal) falante papagaio. Vernáculo popular não lhe faltava (ao papagaio) e envergonhava, com ele, o mais discreto e educado cidadão. Mesmo militar.
O Bento regressou a Portugal no da 8 de Setembro de 1975 e fixou-se no Barreiro (freguesia de Santo André), de lá se passeando e trabalhando pelo mundo, agora morando em França e de lá vindo para, neste ano de 2019, participar no encontro dos Cavaleiros do Norte da CCS.
João Francisco da Rocha Azevedo da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, foi 1º. cabo apontador de morteiros médio da 2ª. CCAV. 843,. a de Adeia Viçosa, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, a Ramalde, freguesia do Porto. Mora agora em Águas Santas, na Maia.
Armando Moreira de Carvalho foi soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da fazenda Santa Isabel, depois do Quitexe e em Carmona, e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975. Fixou residência na Texougueira, freguesia de Milagres, em Leiria, e mora agora em Inglaterra, para onde emigrou, onde trabalha e espera pela merecida reforma.
Aos três, o nosso abraço de parabéns.
Carlos Silva, o amor Mirita e a baía de Luanda,
a 18 de Outubro de 1975. Há 44 anos. Eterno!

O amor de alferes
no altar de Luanda

O alferes Carlos Almeida e Silva, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, voltou a Angola depois do final da comissão e, a 18 de Outubro de 1975, casou em Luanda, com a sua ainda hoje «mais-que-tudo»: a Belmira. Que o afecto «fez» Mirita, para todo o sempre!
Aquilo, o amor de jovens..., era coisa já antiga, de escola, e levedou pelos calores e cios de Angola, de tal forma que por lá foram ao altar, concelebrando a sua paixão. Que continuou, e vai continuar, muito viva, por terras de Tomar e Ferreira do Zêzere, ambos aposentados e felizes. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário