CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 20 de março de 2020

5 001 - Cavaleiros do Norte:Tenham orgulho no que fomos e no que seremos até ao fim!»

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423: os milicianos furriel José Fernando Melo, alferes Jorge Capela
e João Machado, comandante Almeida e Brito, comandante do Batalhão, e capitão miliciano José
Manuel Cruz, comandante da 2ª. CCAV. 8423. No Natal de 1974, em Angola 
Cavaleiros do Norte em Carmona, todos milicianos: o
alferes Pedrosa de Oliveira e os furriéis Manuel Machado,
José Lino, Nelson Rocha e António José Cruz

O país, o mundo, as grandes cidades, as grandes metrópoles, as pequenas aldeias rurais, os grandes e pequenos bairros onde se acaseiram as famílias, todos se atormentam e amedrontam com os efeitos letais do COVID 19.
O alferes miliciano João Machado fala hoje, neste blogue, das duas guerras da nossa geração: a do ultramar (a colonial) e a do vírus que pode causar infecções que, associadas ao sistema respiratório, podem ser mortais.
O mundo inteiro está dependente desta síndrome respiratória aguda grave, que não se vê mas ataca traiçoeiramente. E mata.
João Machado «compara» as duas guerras e aqui fica, para memória futura, o seu comentário de hoje:
João Machado
alferes miliciano

A nossa geração foi «condenada» e ninguém deu nada por ela. Falo no reconhecimento dos ex-combatentes.  Mas a verdade é nua e crua: enfrentar 2 guerras não é nada fácil ! 
Uma no principio da vida com armas, sangue, suor e lágrimas. Éramos novos, lá se passou. Agora, já mais no fim, não era «necessário» esta guerra biológica, mais matreira, manhosa e traiçoeira, emboscada não se sabe onde. Somos atacados mas não sabemos de onde vem esse ataque e o mais triste é que temos de «fugir, «escondermo-nos» sem saber onde. 
Fazemos a tal «queda na mascara», mas quando tencionarmos mudar de local, devemos ter sempre presente os ensinamos antigos, que vinham naquelas «fichas de combate». A recordar, saber sempre: "para onde" )o destino), "quando"  (tempo da acção) e "por onde"  (o caminho a utilizar). 
Ainda se lembram. grandes Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!
Grande Geração !!! 
Tenham orgulho em quem fomos e em quem seremos até ao fim. 
Um abraço!
JOÃO MACHADO

Manuel Dinis Dias
furriel de Zalala

Dias, furriel de Zalala, 
faria 68 anos !

O furriel miliciano Manuel Dinis Dias, da 1ª. CCAV. 8423, faria 68 anos a 19 de Março de 2020, mas faleceu a 20 de Outubro de 2011, vítima de doença.
Mecânico-auto de especialidade militar, era natural de Oliveira do Hospital, mas já estava a trabalhar e morar em Lisboa, quando foi mobilizado para Angola. A Lisboa regressou a 9 de Setembro de 1975 e por lá continuou a vida, até que traiçoeira doença o «roubou da vida, deixando viúva e filha enlutadas com a sua partida.
Hoje, o recordamos com saudade! RIP!!!
Victor Cunha
1º. cabo

Cunha, 1º. cabo sacristão,
68 anos na Vidigueira !

O 1º. cabo Victor Manuel da Cunha Vieira, da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 19 de Março de 2020.
Cavaleiro do Norte do Quitexe, era auxiliar de serviços religiosos (Sacristão, como era conhecido, ou como Vidiguêra) e prestou serviços como quarteleiro de material, funções que «desempenhou com  a maior boa vontade, dedicação e honestidade», o que lhe valeu louvor do comando do BCAV., que também sublinhou o facto de «ser simultâneamente um bom camarada».
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua alentejana Vidigeira natal, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Jaime Rego

Jaime Rego, condutor de 
Zalala faleceu em 2011 !

O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego, condutor-auto dos Cavaleiros do Norte de Zalala, faria 68 anos a 20 de Março de 2020 mas faleceu a 6 de Abril de 2000, há quase 20 anos!  
Natural de Casal de Laranjeira, da freguesia e município do Cartaxo, lá regressou a 9 de Setembro de 1975, por lá continuando a vida, até que a morte o «roubou» do convívio de familiares e amigos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário