CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 30 de março de 2020

5 011 - Patrulhamentos mistos, há 45 anos, de Aldeia Viçosa a Úcua!

Aldeia Viçosa, a 24 de Setembro de 2019, por altura da passagem do furriel Viegas. O quartel dos
 Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 vista da Estrada do Café e com bombas de gasolina à direita
A viagem do furriel Viegas, com o Nogueira do Liberato,
 pela Estrada do Café e a caminho de Vista Alegre, Aldeia
Viçosa, Quitexe e Carmona, actual cidade do Uíge. Aqui,
 junto da placa que indica Úcua e Uíge


Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 continuavam em Aldeia Viçosa e, a 31 de Março de 1975, um dos seus grupos de combate integrou os patrulhamentos mistos feitos a Úcua, envolvendo forças do ECAV. 401 e dos movimentos.
Ao tempo, o contactos das NT com os movimentos eram diários, para além das reuniões dos Estados Maiores, às
Combatentes do ECAV. 401, que há 45 anos,
 fizeram  patrulhamentos a Úcua, com a 2ª.
CCAV. 8423. À direita, o furriel miliciano Sá
quartas-feiras. O livro «História da Unidade» reporta «uma boa aceitação das medidas militares tomadas» - os patrulhamentos eram uma delas - e que «tal tem sido a origem do clima de paz que se vive no distrito».
O modelo de acção desta equipa trabalho, de resto e segundo o registo do comandante Almeida e Brito, constituiu-se «um exemplo para terceiros, pelo que está a ser mesmo itinerante» e, acrescente-se, com «resultados a vários níveis, nomeadamente em Salazar e Quibaxe, para além de Úcua».
Isto e outras memórias me ocorreram quando, a 24 e 25 de Setembro de 2019, galguei a Estrada do Café, de Luanda a Carmona, fazendo ressurreição emocional da épica jornada africana do Uíge angolano.
A esposa e o filho
de José Louro (1974)
O 1º. cabo José
Adriano N. Louro

O dia de Louro, que
passou a ser pai !

O dia foi de festa do 1º. cabo José Adriano Nunes Louro, sapador da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: nasceu o seu filho Sérgio.
Casado, o Louro por cá deixara a esposa em estado de graças pré-maternais, de tal modo que, neste dia de há 46 anos e foi ai neste dia de há 46 anos. 
O Louro regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975, ao Casal do Pinheiro, freguesia de Casais, em Tomar. Foi lá que, a 23 de Julho de 2008, se suicidou, depois de saber que padecia de doença igual à de sua mulher, que falecera pouco tempo antes. Explicou atrágica decisão, em carta deixada à família e que nos foi contada pelo filho: «Para não sofrer, nem fazer sofrer a família»! RIP!!!
Fazenda Santa Isabel

Coelho e Cristiano de Santa Isabel,
68 anos em Tábua e Lisboa!

O 1º. cabo condutor Luís Martins Coelho e o soldado atirador Cristiano Manuel Jorge Fernandes, ambos da 3ª. CCAV. 8423, festejam 60 anos a 31 de Março de 2020.
Regressaram a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, o Coelho ao Outeiro da Castanheira, freguesia de Mouronho, em Tábua; o Cristiano a Lisboa (Calçada da Graça). 
Supomos que ainda lá viverão e para eles vai o nosso abraço de parabéns.
António Calçada e Maria
Conceição, 32 anos d´amor!
Calçada em 1974

Calçada da CCS, 32
anos de casamento !

O Calçada, soldado sapador da CCS do BCAV. 8423, subiu ao altar no dia 31 de Março de há 32 anos,  com juras de paixão a Conceição Gonçalves - ainda hoje seu amor de sempre!
O casal é poveiro e, diz ela, enlevadíssima e mimosa de carinhos, continua de mão dada, embora «com altos e baixos» na vida.
«Vamos vivendo!!!...», acrescenta Conceição que, com Caçlada, tem sido par animado e bem disposto dos encontros da CCS. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário