CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

7 074 - Os Cavaleiros do BCAV. 8423 entre Carmona e Luanda! O futebol nos dias do Quitexe de 1975!

Futebol no Quitexe: furriel Lopes (enfermeiro), 1ºs. cabos Gomes e Grácio, furriel Mosteias
 1º. cabo Alves (morteiros) e NN. Em baixo, furriel Monteiro, Covilhã (condutor dos morteiros),
1º. cabo Miguel Teixeira, Miguel (furriel paraquedista) e Jorge Botelho

O furriel miliciano José Pires, TRMS da CCS, nas Quedas
do Duque de Bragança, em 1975. Há 48 anos!


Os dias do Uíge do norte angolano  de há 48 anos, ano de 1975, iam sendo tranquilamente riscados no calendário e, ao tempo, expectava-se cada vez mais sobre a próxima rotação dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. 
Seria para a cidade de Carmona e para o BC12, o que se veio a concretizar no dia 2 de Março de 1975 - quando para lá rodou a CCS.
«O mês caracterizou-se, para o BCAV, pela incerteza do seu futuro destino, já que iria ser considerado a fazer parte das tropas de integração, determinadas pelo Acordo de Penina», sublinha 
o livro «História da Unidade». Por Acordo de Penina, entenda-se o do Alvor. 
Na altura, ainda de acordo com o «HdU», o BCAV. 8423 era «pretendido pela Região Militar de Angola e pela Zona Militar Norte» - para actuar, respetivamente, ou em Luanda ou em Carmona.
A situação só viria a ser decidida no dia 26 de Fevereiro desse, como entretanto se soube, e os Cavaleiros do Norte rodaram para a cidade de Carmona - ficando aquartelados no BC12, que fica(va) na estrada de saída para o Songo e até ao dia 4 de Agosto de 1975. As classes de oficiais e sargentos instalaram-se em meses localizadas na malha urbana da capital provincial.
O campo de futebol d Quitexe vê-se no campo
inferior direito. Ao fundo, a Igreja e antes, a
cor de laranja, o bar Topete

O futebol nos dias
do Quitexe de 1975

O futebol, por este tempo de há 48 anos e por terras quitexanas do Uíge angolano, era uma das atrações de fins de semana - com renhidas partidas no campo localizado à saída da vila, para a cidade de Carmona, entre pelotões e as subunidades do BCAV. 8423 e, nalguns casos, também com equipas civis.
O campo era inicialmente a sul do quartel, na saída para a Camabatela, e lá voltou, em data que desconhecemos. Foi lá que o «achámos» quando, a 24 e 25 de Setembro de 2019 por lá passámos.
Outro motivo de (grande) interesse e participação das guarnições dos Cavaleiros do Norte eram os passeios turísticos de fins de semana, nas pesadas e lentas Berliets das várias Companhias - nomeadamente às Quedas do Duque de Bragança, Cacuso e Malanje.
O alferes miliciano Cruz rodeado pelo 1º.
cabo Agostinho Teixeira, à esquerda, e pelo
 soldado Gaiteiro, que hoje faz 71 anos!


Gaiteiro, condutor do 
Quitexe, festeja 71 anos 
em Rio Tinto!

O soldado Gaiteiro foi Cavaleiro do Norte do Quitexe e festeja 71 anos a 10 de Fevereiro de 2023.
Condutor do Parque-Auto (os Ferrugens) da CCS do BCAV. 8423, comandado pelo alferes miliciano António Albano Cruz (foto), 
Américo Manuel da Costa Nunes Gaiteiro regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975. A Perafita (na Rua da Guarda), freguesia do concelho de Matosinhos, terra da sua naturalidade e então residência.
Actualmente, já aposentado, o Gaiteiro continua a morar em Perafita - sobrevivendo a uma série de delicados problemas de saúde postos para trás das costas, resistindo e cantando os seus felizes dias de hoje, entre bailaricos e boa disposição.
Para lá, para Rio Tinto e para ele, vai o nosso forte abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário