CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

7 086 - O dia último da Escola de Recrutas dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

Carlos Letras (da 2ª. CCAV.), José Louro e Victor Costa (1ª.) e João Brejo (2ª.) no bar de
 sargentos do RC4, há 49 anos, em tempo de recruta dos futuros Cavaleiros do Norte 
do BCAV. 8423. Eram 1ºs. cabos e futuros furriéis milicianos


Manuel Pinto, da 1ª. CCAV., e Grenha Lopes, da
 2ª. CCAV., dois futuros furriéis milicianos do
  BCAV. 8423, há 49 anos, no Campo Militar
de Santa Margarida

O Campo Militar de Santa Margarida

Os exercícios finais da Escola de Recrutas (ER) do Batalhão de Cavalaria 8423 terminaram a 22 de Fevereiro de 1974, há precisamente 49 anos e com destino já marcado para Angola.
O tempo, quase não parecendo, voou rápido e a juventude e sonhos dos nossos 21 para 22 anos de então voaram sem parar: somos agora septuagenários, já caminho dos cada vez mais próximos 80 anos (já só... faltam 10), com as dores e impertinências da idade e com alguns de nós já idos para o além! 
A Escola de Recrutas dividiu-se entre o Destacamento do RC4, onde se aquartelavam os praças, e a Mata do Soares, galgando-se pelas fronteiras de Malpique, Portela  e Vale do Mestre, S. Miguel de Rio Torto (já de Abrantes). Por lá andámos e por lá ajudámos a formar os jovens mancebos que, como nós, já estavam mobilizados para Angola.
O Batalhão de Cavalaria 8423, já com os seus quadros quase completo, «completou, deste modo, a primeira parte da sua instrução, a chamada instrução operacional», lê-se no livro «História da Unidade».

Abílio Delgado

Delgado de Aldeia Viçosa,
faleceu há 13 anos !


O 1º. cabo Delgado, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, faleceu há 13 anos, vítima de doença.
Abílio da Fonseca Delgado, de seu nome completo, foi bravo Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois da cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua missão por terras, picadas e chãos uíjanos e à sua casa natal do Casal da Charneca, lugar da freguesia de Évora, no concelho de Alcobaça.
Profissionalmente, foi empresário do sector da cunicultura e, pai de três filhas, ali faleceu, vítima de uma fatal embolia cerebral e a 22 de Fevereiro de 2010. Hoje, 13 anos depois, o recordamos com saudade! RIP!!!
Aurélio em 2019
Aurélio em
1974/1975

Aurélio, o Barbeiro, faz 71 
anos em Ferreira do Zêzere !


Aurélio da Conceição Godinho Júnior foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423 mas por lá foi imortalizado como o... Barbeiro. Ainda hoje! Festeja 71 anos a 23 de Fevereiro de 2023! Amanhã!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e combatente do PELREC, fazia barbas e cabelos aos companheiros da CCS, sem alguma vez se furtar a qualquer operação, escolta ou patrulhamento que lhe coubessem (e couberam muitos), enquanto elemento do PELREC.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua aldeia do Telheiro, da freguesia de Pias, em Ferreira do Zêzere, onde é empresário do sector dos electrodomésticos e instalações comerciais e industriais.
É participante infaltável dos e encontros da CCS e para lá e para ele, daqui vai o nosso grande abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário