CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 27 de março de 2023

7 119 - Capitão Luz, o Cavaleiro do Norte Maior, em véspera de festejar 94 anos!


O capitão Acácio Carreira da Luz e sua «mais-que-tudo», D. Violontina, a 25 de Março de 2020,
 na Marinha Grande e a 3 dias de comemorar mimosos e festivos, e bem vividos, 91 anos de
vida! É o Cavaleiro do Norte Maior do BCAV. 8423!!! Amamnhã festeja 94 anos!
«Memória para sempre», o verso do quadro
caricatura dos 90 anos do capitão Luz, em 2019

O capitão Acácio Luz, chefe da secretaria do Comando do BCAV. 8423, festeja 94 anos a 28 de Março de 2020. Bonitérrima idade, que nem um ou outro axe incomodam!!!!
Tenente do SGE ao tempo da jornada angolana do Uíge, foi louvado porque «confirmando o conceito em que era já do antecedente tido, demonstrou qualidades militares e cívicas que o cotaram como precioso e desejado auxiliar do Comando que serviu».
Tenente, a esse tempo, foi louvado 
A caricatura do militar Luz
quando festejou 90 anos!
também porque «confirmando o conceito em que
era já do antecedente tido, demonstrou qualidades militares e cívicas que o cotaram como precioso e desejado auxiliar do Comando que serviu».
Além dos serviços de pessoal a cargo, o tenente/capitão Luz «chamou a si a orientação de todo o serviço de justiça do Batalhão, com o que se tornou um precioso auxiliar do seus camaradas que, pela inexperiência, viram em tal serviço complexidade e melindre», sublinha o louvor.
Louvado também porque foi militar «disciplinado, de lealdade e correcção inexcedíveis, de elevadas qualidades militares, de total dedicação pelo servo, dotado de excelente educação e civismo (...), demonstrando ser um excelente oficial, que de igual modo o tornaram considerado elos camaradas e estimado pelos subordinados».
A CCS, no encontro de 2019, homenageou-o de forma singela, simbolicamente, com um quadro, em forma de caricatura, renomeando-o o «nosso» Cavaleiro Maior, e que lhe foi entregue na sua casa da Marinha Grande, onde os «embaixadores» Neto e Viegas foram recebidos por ele e por D. Violontina, seu amor de sempre e Amazona do Norte Maior! 
«Não sei  que dizer, hoje é um dia muito bonito da minha vida...», disse o capitão Acácio Luz, emocionado, a contemplar o quadro caricaturado com que foi homenageado pelos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!
Missão cumprida!!!

Amanhã, dia 28 de Março de 2023, o capitão Acácio Carreira da Luz festeja 94 anos e aqui, com carinho e camaradagem lhe deixamos o abraço colectivo do povo da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV 8423.
Com um mar de desejos de saúde para s seus axes! Parabéns!!! Muitos, muitos parabéns!
C. Almeida e Brito,
«cmdt» do BCAV. 8423

Almeida e Brito e José Themudo,
comandantes na vila do Quitexe!


O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423 mas ao tempo a comandar interinamente a Zona Militar Norte (ZMN), deslocou-se ao Quitexe no dia 27 de Março de 1975.
Há 48 anos, como o tempo passou! É um instantinho!
O objectivo foi apresentar o capitão José Diogo da Mota e Silva Themudo, oficial de Cavalaria, que no anterior dia 24 assumira o comando, também interino, dos Cavaleiros do Norte, no BC12, em Carmona. 
A guarnição do Quitexe, a esse tempo, era formada pela 3ª. CCAV. 8423, do comando do capitão miliciano José Paulo de  Oliveira Fernandes e que da Fazenda Santa Isabel para lá rodara a 10 de Dezembro de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário