CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

3 612 - Cavaleiros delegados no MFA, encontro de Neto e Savimbi!


Cavaleiros do Norte à porta de messe de sargentos do Quitexe: furriéis milicianos Pires e Costa (dos Morteiros),
 Graciano, Fernandes, Carvalho e Rocha (o três de bigode) e 1º. sargento Marchã. Na segunda fila,  Cardoso,
 Grenha Lopes, António Flora (de boca tapada pelo Fernandes) e Viegas (de braço esquerdo no ar). À frente,
Abrantes (de cachimbo), Rabiço, Lages (soldado do bar, tapado pela mão do Bento), Bento (à frente do
 Viegas) e Ribeiro (à 
frente do Bento). Momento bem disposto!

Cruz e Viegas, dois furriéis milicianos na avenida
 do Quitexe. Atrás e à direita, a cantina/bar dos praças
 e a cobertura das aulas regimentais
A reunião de Delegados do MFA d Zona Militar Norte (ZMN) realizou-se a 16 de Dezembro de 1974, desta vez mas instalações do Batalhão de Cavalaria 8324, em Sanza Pombo. O dos Cavaleiros do Norte era o 8423! A realização destas reuniões seria quinzenal (assim diz o Livro de Unidade), mas assim não estava a acontecer, pois a primeira decorrera a  7 de Dezembro, no CSU, em Carmona.
Alferes milicianos António Manuel Garcia e José Alber-
 to Almeida. Atrás, os 1ºs. sargentos João Barata e Joa-
quim do Aires. Gente da CCS dos Cavaleiros do Norte
O Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423) tinha elegido os seus delegados, ao início de Dezembro de 1974 e no âmbito da «reestruturação do MFA», delegados formavam «a comissão a nível do Batalhão» e que participavam regular e activamente nessas reuniões. Da CCS e dos milicianos, iam os furriéis Cruz e Viegas (ora um ou outro, ou ambos) e, estamos em crer, da parte dos oficiais milicianos era o alferes António Manuel Garcia (infelizmente falecido a 2 de Novembro de 1979, num acidente de viação ao serviço de Polícia Judiciária do Porto), ou (ou com) o alferes José Alberto Alegria Martins de Almeida - que actualmente é o Cônsul de Marrocos no Algarve. O Garcia, de Operações Especiais (Rangers) e comandante do PELREC; o Almeida, oficial de reabastecimentos e justiça.
Agostinho Neto e
Jonas Savimbi


Savimbi no Luso e
d´acordo com MPLA

O dia, no aeroporto do Luso, foi o da chegada de Jonas Savimbi a Angola, vindo de Lusaka - onde estivera a negociar com o MPLA e a FNLA, também com representantes do Governo Português, numa delegação chefiada pelo tenente-coronel Passos Ramos.
«Milhares de pessoas ovacionaram ontem o dr. Jonas Savimbi, no aeroporto do Luso, no seu regresso de Lusaka, términus de uma digressão por várias capitais africanas, onde se avistou com líderes políticos desses países e com Holden Roberto e o dr. Agostinho Neto», relatava o Diário de Lisboa de 16 de Dezembro de 1974.
Jonas Savimbi, no Luso, «presidiu a um comício dos militantes do seu movimento» e, entre outras «afirmações de relevo», sublinhou que «o esquema de Governo de Transição apresentado pelo Ministro Almeida Santos na Assembleia Geral da INU, foi categoricamente recuado pela UNITA, pela FNLA e pelo MPLA».
«Só aceitaremos participar num Governo em que sejamos responsáveis», disse Jonas Savimbi, frisando igualmente acreditar que o de Transição «seja formado ainda este ano». Não foi, como se sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário