CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

3 814 - A reunião de Comandantes do Comando do Sector do Uíge

Cavaleiros do Norte da Secretaria (e à porta) da CCS, no Quitexe: furriéis
milicianos José Monteiro e Brogueira Dias (que amanhã faz 65 anos) e 

1ºs. cabos Miguel Teixeira, Vasco Vieira (Vasquinho) e, em baixo, João Pires 

O furriel miliciano Mota Viana, à direita e a tocar vila,
com o 1º. cabo enfermeiro Victor Cunha, em Zalala


O dia 5 de Julho de 1974 foi tempo para a realização da «reunião mensal de Comandos do Comando do Sector do Uíge» - a primeira em que participou o tenente-coronel Almeida e Brito, comandante do BCAV. 8423.
Os trabalhos decorreram em Sanza Pombo, onde se aquartelava o BCAV. 8324 e que, em Outubro desse ano, foi destino do furriel miliciano Fernando 
Crachá do BCAV. 8324,  que
estava em Sanza Pombo
Manuel Mota Viana, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 (a de Zalala) - para lá transferido por razões disciplinares, em Outubro de 1974. Tinha sido «apanhado» no Quitexe e pelo comandante Almeida e Brito menos bem uniformizado e, segundo a Ordem de Serviço nº. 97, foi punido com 15 dias de prisão disciplinar agravada. O facto de ser filho de um capitão do Exército, «pesou» ma «mão pesada» de Almeida e Brito, que achava que, por isso, deveria ser «exemplo para os praças»

O tempo de tropa e a 
independência de Cabo Verde

O dia 5, mas de 1975, foi também tempo para se saber que o serviço militar passava a ser encurtado para 15 meses e que era reformulada a formação de oficiais milicianos, passando a ser feita em função das suas aptidões militares e das necessidades de cada unidade. À partida, todos os mancebos eram iguais, com ou sem curso superior completo. 
Data particularmente importante para Cabo Verde: foi o dia da sua independência. Era sábado e desde as 00.00 horas que o Atlântico e o mundo passaram a ter um novo pais de expressão portuguesa.

Furriel miliciano Francisco
José Brogueira Dias em 1974

Brogueira Dias,
furriel, 65 anos !

O furriel miliciano Dias, Cavaleiro do Norte da CCS, no Quitexe, está em véspera dos 65 anos. 
Festeja-os amanhã, dia 6 de Julho de 2017.
Francisco José Brogueira Dias foi vagomestre no Quitexe e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - ao Porto e à Costa Cabral, onde residia. Faz carreira profissional como bancário e reside actualmente em Rio Tinto, para onde vai o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário