CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 7 de julho de 2017

3 816 - Comandante em Aldeia Viçosa e no Destacamento da Fazenda Negrão!

Cavaleiros do Norte de Zalala. Atrás, o clarim Mário Costa e Raposo. De
 pé, o furriel Aldeagas e o casal Sousa (alferes, que amanhã fez 66 anos, 
 e
esposa), Jorge Silva, NN e Hélio Cunha. Em baixo, furriéis 
Jorge Barreto
(com a criança ao colo) e Louro; e o Famalicão


Irmã Maria Augusta, NN, alferes milicianos Hermida (de
 bigode), Pedrosa, Simões, Cruz, Ribeiro e Garcia (de
dedo a apontar). À frente, o padre Albino Capela. Todos
na escola primária da sanzala do Canzenza


O comandante Almeida e Brito, a 7 de Julho de 1974, deslocou-se à 2ª. CCAV. 8423, aquartelada em Aldeia Viçosa, e ao Destacamento da Fazenda Negrão.
Os Cavaleiros do Norte desta vila uíjana eram comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz e a coluna incluiu o padre Albino Capela - que era o titular da Missão Católica do Quitexe,
O capitão miliciano José Manuel Cruz e o
tenente-coronel Almeida e Brito, coman-
dantes da 2ª. CCAV. e do BCAV. 8423
 que incluía as áreas 
(administrativas) de Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Cambamba, pelo menos.
O padre Albino Vieira Martins Capela era da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, sempre que possível, aproveitava as escoltas militares para estar com as (suas) comunidades católicas e foi o caso desse domingo de há 43 anos - ora nas localidades administrativamente mais, ora nas sanzalas e até em fazendas.
«Sempre fui muito bem recebido por toda a gente. Quando ia celebrar missa a uma sanzala, os nativos faziam uma festa: cantavam, dançavam tocavam batuque. E nesse dia sabia-se que havia churrasco na casa do soba», recorda-se o padre Albino Capela, que no Quitexe tinha a irmã (de sangue) Maria Augusta Vieira Martins - a Irmã Maria Augusta da Congregação a Obra da Imaculada Conceição e Santo António, depois de iniciada na Congregação da Obra de Santa Zita.
Dois irmãos dedicados à causa religiosa, naturais da Carvalheira, em Terras do Bouro. A Irmã Maria Augusta faleceu a 21 de Junho de 29006, vítima de doença cancerosa, em Lisboa. Era a mais velha de 9 irmãos.
O alferes Mário Jorge
de Sousa C. de Sousa


Alferes Sousa, 66
anos em Andorra!

O alferes miliciano Sousa, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faz 66 anos a 8 de Julho de 2017.
Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, de Operações Especiais (Rangers), era residente em Lisboa e casado. A esposa acompanhou-o na sua jornada africana do Uíge angolano: por Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange e Songo, antes de Carmona.
Regressou a Portugal e fixou-se no Grade Porto, em Alfena. Actualmente, e segundo informação do (furriel) João Dias, esta(rá) radicado em Andorra.
Onde quer que esteja, e que esteja bem, para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário