Os furriéis milicianos João Cardoso (à civil) e José Fernando Carvalho, am- bos da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel |
Raul Corte-Real, o cmdt. da CCAÇ. 4145 |
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 actuavam no subsector do Quitexe, com subunidades na Fazenda Zalala (1ª. CCAV. 8423), Aldeia Viçosa (2ª. CCAV. 8423 e Fazenda Santa Isabel (Fazenda de Santa Isabel), CCAÇ. 209/RI 21 (na Fazenda Liberato) e CCAÇ. 4145 (em Vista Alegre e Ponte do Dange).
Ao tempo e de «acordo com as directivas superiores que impõem a não reali-
zação de acções ofensivas, deixaram de se bater os quartéis IN, passando-se a apertar a malha dos patrulhamentos ao longo de toda a ZA». Assim e por con-
sequência, «fizeram-se inúmeras visitas a povos e fazendas, em apoio à vida de todos estes», como se pode ler no livro «História da Unidade».
Ainda assim e na área da CCAÇ. 4145, «estabeleceram-se largos contactos com grupos IN, os quais promete(ra)m a sua apresentação, face à actual linha política». O mesmo aconteceu «com alguns elementos dos quartéis a Aldeia e Tabi», que do mesmo modo «afirmam o fim da sua actividade de guerrilha e a sua subsequente apresentação às autoridades».
Coluna da CCAÇ. 201/RI 21 na picada da Fazenda Liberato para o Quitexe, sede do BCAV. 8423 |
Escoltas militares
a trabalhos estradais
O dia 26 de Agosto de há 44 anos foi tempo, também, para se iniciaram os trabalhos de arranjo estradal na picada para a Fazenda do Liberato, onde se aquartelava a CCÇ. 209/RI 21.
Estes trabalhos eram da responsabilida-
de da Junta de Autónoma de Estradas de Angola (JAEA), com «protecção de escoltas militares», que na zona com-
petia as Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. Os de requalificação da picada para a Fazenda Zalala tinham terminado no dia 23 e, ao mesmo tempo e de acordo com o HdU, «continuando em curso os da Estrada do Café, entre Vista Alegre e Fonte do Dange».
Estrada do Café que ligava a cidade de Carmona a Luanda e incluía três loca-
lidades com aquartelamentos do BCAV. 8423: a CCS, do Quitexe (comandada pelo capitão SGE António Martins Oliveira), a 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa (do capitão miliciano José Manuel Cruz) e CCAÇ. 4145, em Vista Alegre e Des-
tacamento da Ponte do Dange (do capitão miliciano Raúl Corte Real).
Notícia do Diário de Lisboa de 16 de Agosto de 1975, sobre a situação em Angola |
Iminente colapso
definitivo da FNLA
Um ano depois e com os Cavaleiros do Norte aquartelados no Grafanil, expectantes quanto ao seu regresso a Portugal, a imprensa dava conta do eventual «colapso definitivo da FNLA, em curso espaço de tempo».
As cidades de Sá da Bandeira, Pereira d´Eça. General Roçadas e Humbe, no sul de Angola, estavam em posse do MPLA. Juntavam-se a Moçâmedes e ao Lobito, entre outras localidades. A FNLA tinha sido afastada de Luanda e estava muito concentrada no norte, nas províncias do Zaire e do Uíge - de onde os Cavaleiros do Norte saíram a 4 de Agosto de 1975.
Sem comentários:
Enviar um comentário