CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 18 de agosto de 2018

4 232 - A morte do soldado Barreiros da 3ª CCAV., a de Santa Isabel!

... faleceu em Angola, de doença, a 20
de Agosto de 1975, com febre tifóide e
em vésperas de regressar a Portugal
Manuel José
M. Barreiros,
da 3ª. CCAV...



As notícias de Angola, a 18 de Agosto de 1974, uma segunda-feira, davam conta de morte, em combate, do 1º. cabo Tadeu Jamungo, do recrutamento local e natural do Andulo. 
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, pelos chãos do Uíge, continuavam a sua missão, já concluídas «às remodelações temporárias do dispositivo, com vista a garantir as actuais missões primárias».
E que missões primárias eram essas, definidas no plano de «recrudescimento de actividade» e ocorridas entre 14 e 16 de Agosto de 1974?
Pois, de acordo com o livro «História da Unidade», eram «a segurança dos centros urbanos e a liberdade dos itinerários». Por centros urbanos entenda-se, na ZA do BCAV. 8423, as vilas do Quitexe, Aldeia Viçosa e Vista Alegre, mais as aldeias (sanzalas) que as circundavam, ou outras: Talambanza, Qual, Quimassabi e Quitoque (ao longo da Estrada do Café, do Quitexe para Car-
Mapa do Quitexe e povoações
vizinhas, da autoria (de memória)
de João Garcia
mona), ou Talambanza, Aldeia, Combo, Catenda Tabi e outras (para Camabatela), ou Quimbunda, Luege e Dambi Angola (para Luanda, na Estrada do Café). Outras ainda, nas áreas de Aldeia Viçosa e Vista Alegre.

Luta encarniçada
entre MPLA e UNITA

Um ano depois e com os Cavaleiros do Norte aquartelados no BIA do Grafanil, Angola continuava em estado de guerra (civil), com MPLA e UNITA a rejeitarem qualquer possibilidade de aliança, já que, segundo o Diário de Lisboa,  os dois movimentos «continuavam envolvidos em luta encarniçada em vários pontos do território».
Também dirigentes da FNLA se pronunciaram sobre possível acordo com a UNITA, mas não se passou de palavras. FNLA que retomou Lucala, por onde os Cavaleiros do Norte passaram a 4 de Agosto desse ano (1975), que estava em «posse» do MPLA. Localiza-se entre Salazar e Malanje e era (é) posição estratégica da ligação de Luanda a Henrique de Carvalho
«Travaram-se violentos combates porque a FNLA mostra intenções de avançar para Salazar, que há mais de um mês estava na «posse» do movimento rival», noticiava o Diário Lisboa.
Manuel José
Montez Barreiros

Barreiros, de Santa Isabel, 
faleceu em Angola, em 1975!

O soldado Manuel José Montez Barreiros, dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, faleceu em Luanda, capital de Angola, a 20 de Agosto de 1975.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, o Barreiros adoeceu quando o batalhão já estava no Campo Militar Grafanil, a aguardar o regresso a Portugal. 
Transportado de urgência para o Hospital Militar de Luanda, foi-lhe diagnosti-
cada febre tifóide e não resistiu à doença, acabando por falecer. O seu corpo foi trasladado para Portugal no mesmo avião em que regressou a (sua) 3ª. CCAV. 8423 e foi sepultado na sua terra natal, em Aldeia de Além, freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém.
Hoje e 43 anos depois da sua morte, o recordamos com saudade, dele fazendo memória viva dos Cavaleiros do Norte. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário