CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 11 de agosto de 2018

4 224 - Os 66 anos de 3 Cavaleiros do Norte e os 85 da Irmã Maria Augusta!

Cavaleiros do Norte no Natal da escola de Aldeia, ao lado do Quitexe. Da es-
querda para a direita, a Irmã Maria Augusta (que hoje faria 85 anos e faleceu
há 12), NN, alferes Hermida, Pedrosa, Simões, Cruz, Ribeiro e Garcia. À frente,
o padre Albino Capela e um militar não identificado,. todos no meio da miudagem

Os furriéis milicianos Farinhas, que hoje faria 66 anos (e
faleceu a 14 de Julho de 2005, de doença e em Amarante),
Neto e Viegas, na saída do Quitexe e com o inesquecível
Papelino, o pequeno engraxador que nada engraxava

O dia 11 de Agosto está associado ao nascimento de três Cavaleiros do Norte: os furriéis milicianos João Aldeagas e Joaquim Farinhas e o soldado Ângelo Teixeira. Também da Irmã Maria Augusta Capela, contemporânea da Missão do Quitexe.
João Matias Mota Aldeagas, de quem ainda ontem aqui falámos, foi furriel miliciano atirador de Cavalaria, especializado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém (onde também recrutou), e e agora (e desde que regressou de Angola) empresário do sector agro-pecuário no concelho de Estremoz. 
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 84233, a de Zalala e do capitão miliciano Davi-
de Castro Dias, integrou  3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes mili-
ciano Pedro Rosa, com os furriéis milicianos Manuel Moreira Pinto e Victor Manuel da Conceição Gregório Velez.
Foi um grande companheiro da jornada africana do Uíge angolano, de quem sempre falamos com prazer e alegria. Abraço para Estremoz!
Os furriéis milicianos Luís Costa,  do Pelotão de
Morteiros 4281, e  Joaquim Farinhas, do Pelotão
de Sapadores da CCS do BCAV. 8423

Furriel Farinhas
dos Sapadores

Joaquim Augusto Loio Farinhas foi furriel miliciano sapador e integrou o pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro, que também integrava os furriéis milicianos Luís Mosteias e Cândido Pires.
Militar muito reservado e de comportamento até , era, porém, um excelente companheiro do dia-a-dia, com ideias políticas e sociais muito bem vincadas (e que algumas vezes o prejudicaram). Por Razões de natureza disciplinar, deixou a CCS do BCAV. 8423 em Março de 1965, já em Carmona, e dela apenas soubemos em 1995, quando foi organizado o primeiro encontro do BCAV. 8423, em Águeda. Por ele mesmo soubemos, então, que tinha estado emigrado nos Estados Unidos e que, já em Portugal e casado, era guarda-florestal na zona de Amarante, de onde era natural.
Faria 66 anos a 11 de Agosto de 2018, mas, infelizmente, faleceu a 14 de Julho de 2005, vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade. RIP!
Ângelo S. Teixeira,
TRMS da 3ª. CCAV.

Teixeira de Santa Isabel,
66 anos em VF de Xira !

Ângelo Simões Teixeira foi soldado de transmissões da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 66 anos a 11 de Agosto de 2018.
Natural de Amoreira Cimeira, lugar da freguesia de Portela do Fogo, no concelho de Pampilhosa da Serra, lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da comissão em Angola. Migrou, depois para a Grande Lisboa e, actualmente, é empresário do sector do calçado, gestor do Grupo Sitex, com armazém e lojas, nomeadamente na área de Vila Franca de Xira. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
A Irmã Maria Augusta,
com o Ricardo, filho do
alferes Cruz

Irmã Maria Augusta
nasceu há 85 anos!

A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, missionou no Quitexe, no tempo dos Cavaleiros do Norte.
Irmã de sangue do padre Albino Capela, nasceu a 11 de Agosto de 1933, faria hoje 85 anos mas faleceu, de doença, a 21 de Junho de 2006. A mais velha de 9 irmãos da Família Martins Capela, da Carvalheira, em Terras do Bouro, no Gerez, iniciou-se na Congregação da Obra de Santa Zita, passando para a da Imaculada Conceição e Santo António. Nossa contemporânea no Quitexe, continuou em Angola (em Carmona) depois da independência e até 2006. Veio diversas vezes a Portugal e na última sentiu-se mal. Foi hospitalizada em Lisboa e faleceu passadas algumas semanas, de cancro - a  21 de Junho de 2016, aos 73 anos. Hoje a recordamos com saudade! RIP!!!

1 comentário: