O capitão António Martins de Oliveira, comandante da CCS, com os alferes milicianos António Albano Cruz, Jaime Ribeiro e António Manuel Garcia |
A 12 de Setembro de 1975, hoje se passam 43 anos, já todos os Cavaleiros do Norte estavam em Portugal, regressados em 4 levas de aviões dos TAM, entre os dias 8 e 11. Todos, menos o capitão António Martins de Oliveira, do SGE e comandante da CCS, que pediu um mês de licença e ficou por Angola.
A autorização foi concedida pelo comandante Almeida e Brito, por delegação do brigadeiro comandante interino da Região Militar de Angola (RMA) e ao abrigo do famoso Artigo 109º. do RDM - o Regulamento de Disciplina Militar. Não custa admitir que esta licença a gozar em Angola fosse para assegurar o transporte dos muitos bens que por lá adquiriu, sem esquecermos a famosa urna cheia géneros alimentícios e bebidas, pequenos móveis domésticos e outros artigos que, na sua linguagem, «era uma pena ficarem por cá» - por lá, por Angola.
Notícia do Diário de Lisboa de 12/09/1975 sobre Angola |
Ofensivas do MPLA
a sul e para Carmona!
O dia, uma sexta-feira, foi tempo de se saber que, pela já saudosa Angola, o MPLA preparava ofensivas para desalojar a UNITA de Nova Lisboa e, a norte, a FNLA de Ambriz e Carmona. A capital do Uíge que deixáramos 5 semanas antes.
As Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), o braço armado do MPLA, já dominava 12 das 16 províncias. Na frente norte, reportava o Diário de Lisboa desse dia de há 43 anos, «o MPLA definiu já dois objectivos». Que eram «expulsar o seu adversário de Ambriz e Carmona».
Os seus avanços no terreno eram conhecidos: estava a 90 quilómetros do Ambriz e a 100 de Carmona - o que, em termos de Estrada do Café, poderia significar estar entre Ponte do Dange e Vista Alegre, de onde os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 tinham saído a 6 de Junho de 1975, quando rodou para a ZMN, em Carmona.
José Manuel C. da Costa |
Costa, furriel de A. Viçosa,
66 anos em Matosinhos !
O furriel miliciano Costa, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 13 de Setembro de 2018.
José Manuel Cerqueira da Costa foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Fixou-se em Custóias, no concelho de Matosinhos, de onde é natural.
Trabalhou com técnico comercial da área dos fertilizantes e, já aposentado, reside agora em Santa Cruz do Bispo, no mesmo concelho de Matosinhos. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário