CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 15 de setembro de 2018

4 241 - Ofensiva do MPLA para a conquista de Carmona!


Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. no Quitexe. De pé, José Neves (?),
Francisco Madaleno, Raúl Caixarias e João Marcos. Em baixo, os 1ºs
cabos NN, Augusto Hipólito e João Pinto
Américo Gaiteiro e Alípio Canhoto Pereira,
condutores auto-rodas da CCS dos Cavaleiros
do Norte do BCAV. 8423, no Quitexe
Vila do Quitexe

A 15 de Setembro de 1975, uma segunda feira e uma semana depois da chegada a Portugal, continuava viva a atenção dos Cavaleiros do Norte da CCS pela actualidade angolana.
«A ofensiva do MPLA insere-se na progressão das suas forças em direcção a Ambriz e Carmona», reportava o Diário de Lisboa dessa tarde, lido com ansiedade por terras de Águeda. Ambriz no litoral norte, Carmona no norte interior, a capital do Uíge, província por onde jornadearam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
O BCAV. já estava todo em Portugal, voado de Luanda em aviões do Transportes Aéreos Militares (TAM), em 4 levas: a de o 8 de Setembro (com a CCS, a companhia do Quitexe), a 9 (a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala), a 10 (a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) e a 11 (a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel).
O plano de expulsão da FNLA começara antes e passara já pela sua retirada de Luanda e de Barra do Dande. Mais próximos do Uíge tinham sido os combates de perto de Duque de Bragança. de onde forma em debandada os combatentes da FNLA.
Raúl Caixaria

Caixaria aos tiros
nas matas do Uíge!

Um ano antes, pelas matas do Uíge, o PELREC saiu em mais uma operação, das últimas da saga uíjana que tantos medos suscitava nos jovens combatentes.
Ainda agora, tantos anos depois - e já são nada mais nada menos que 44!!.. - continua a explicar a a razão porque o Caixarias, se pôs aos tiros, inopinadamente, suscitando momentos de alguma tensão. Foi algum medo momentâneo, algum tropeção no trilho, algo aconteceu para que o Caixarias, bravo soldado do PELREC, reagisse dessa maneira.
Não houve, felizmente, perigo que nascesse desta situação e a memória de hoje não mais é que o lembrar destes momentos da história dos Cavaleiros do Norte por terras uíjanas de Angola.
Carlos Carvalho

Carvalho de Santa Isabel, 
66 anos na Mealhada !

O soldado Carvalho, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes, festeja 66 anos a 15 de Setembro de 2018 e na Mealhada.
Carlos Alberto Baptista de Carvalho, de seu nome completo, é natural e então e actualmente residente na Rua Velha da Escola, na freguesia do Barcouço, do bairradino concelho da Mealhada. Foi o organizador do encontro de 2018 e um grande Cavaleiro do Norte a quem enviamos o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário