CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

4 250 - Comandante em Aldeia Viçosa e aliciamento aos trabalhadores do café!

O alferes miliciano António Albano Cruz, que hoje festeja 73 anos em Santo Tirso (ao centro e de bigode e óculos) em deslocação para assistência mecânica às subunidades do BCAV. 8423. Com o furriel miliciano Manuel Machado, mecânico de armamento (à direita)

Os alferes milicianos Jorge Capela e João Machado, o te-
nente-coronel Almeida e Brito (comandante do BCAV.
 8423) e o capitão miliciano José Manuel Cruz (coman-
dante da 2ª. CCAV.). Aqui, na festa de Natal de 1974

O dia 24 de Setembro de 1974, há 44 anos e pelas bandas do Uíge angolano, foi dia de visita a Aldeia Viçosa, onde se aquar-
telava a 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Vi-
sita do comandante Almeida e Brito e, como sempre, acompanhado de oficiais da CCS do BCAV. 8423.
O dia, uma 3ª.-feira, não foi de grandes novidades do imenso território angolano. Continuava o aliciamento dos traba-
lhadores da apanha do café, por parte dos movimentos de libertação, mas a acção dos Cavaleiros do Norte, embora muito discreta, foi conseguindo que se mantivessem a trabalhar nas fazendas - o que, directamente, tinha a ver com a economia regional. 
«É certo que este aspecto, aliás meramente administrativo, não tem ainda o significado (nem paralelismo) do existente em concelhos limítrofes, no entanto começa a tomar volume que se pode considerar elevado e que trará, forçosa-
mente, reflexos negativos no bom andamento do processo regressivo das tro-
pas e da descolonização», lê-se no livro «História da Unidade», do BCAV. 8423.
Os alferes milicianos Garcia e Cruz, respecti-
vamente comandantes do PELREC e do Parque-
-Auto. Em Setembro de 1974, na Fazenda Vamba


Alferes AA Cruz, 73
anos em Santo Tirso!

O alferes miliciano António Araújo de Sousa Cruz, oficial comandante do Parque-Auto da CCS e do BCAV. 8423, festeja 73 anos a 24 de Setembro de 2018.
Natural de Santo Tirso e licenciado em enge-nharia mecânica, ao tempo morava em Aldoar, no Porto, aonde voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano - onde se fez acompanhar pela dra. Margarida Cruz, a esposa (médica de formação e por lá professora primária), e o filho Ricardo.
Aposentado, depois de uma vida profissional intensa, reside em Santo Tirso, onde labora na sua quinta e para onde vai o nosso abraço de parabéns! 
Américo Rodrigues
furriel miliciano

Furriel Rodrigues de Zalala
faria 66 anos! RIP!!!

O furriel miliciano Rodrigues, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria 66 anos a 24 de Setembro de 2018. Infelizmente, faleceu a 30 de Agosto de 2018, há menos de um mês.
Américo Joaquim da Silva Rodrigues especializou-se como ati-
rador de Cavalaria na Escola Prática de Santarém, onde já re-
crutara. Serviu os Cavaleiros do Norte de Zalala nesta especialidade e como vagomestre, já nos tempos do norte de Angola - o que lhe valeu louvor pú-
blico do comandante da 1ª. CCAV. 8423. Doença incurável roubou-o do nosso convívio - ele que era um dos grandes animadores dos encontros dos zalala´s -, deixando uma enormíssima e infinita saudade.
Hoje, quando festejaria 66 anos de vida, aqui fazemos memória de um grande companheiro nossa jornada africana do Uíge angolano. RIP!!!
Couto Soares

Soares da TRMS, 66 anos
na Póvoa do Lanhoso !

O soldado António do Couto Soares foi Cavaleiro do Norte das Transmissões, na CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe, e comemora 66 anos a 12 de Setembro de 2018.
Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975, ao lugar e freguesia de Bru-
nhais, no concelho da Póvoa do Lanhoso. Esteve vários anos  emigrado e, já aposentado, divide o seu tempo entre as suas casas de Brunhais e da Suíça.
Para ele, onde quer que esteja, o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário