O dia 24 de Setembro de 1974, há 44 anos e pelas bandas do Uíge angolano, foi dia de visita a Aldeia Viçosa, onde se aquar-
telava a 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. Vi-
sita do comandante Almeida e Brito e, como sempre, acompanhado de oficiais da CCS do BCAV. 8423.
O dia, uma 3ª.-feira, não foi de grandes novidades do imenso território angolano. Continuava o aliciamento dos traba-
lhadores da apanha do café, por parte dos movimentos de libertação, mas a acção dos Cavaleiros do Norte, embora muito discreta, foi conseguindo que se mantivessem a trabalhar nas fazendas - o que, directamente, tinha a ver com a economia regional.
«É certo que este aspecto, aliás meramente administrativo, não tem ainda o significado (nem paralelismo) do existente em concelhos limítrofes, no entanto começa a tomar volume que se pode considerar elevado e que trará, forçosa-
mente, reflexos negativos no bom andamento do processo regressivo das tro-
pas e da descolonização», lê-se no livro «História da Unidade», do BCAV. 8423.
Os alferes milicianos Garcia e Cruz, respecti- vamente comandantes do PELREC e do Parque- -Auto. Em Setembro de 1974, na Fazenda Vamba |
Alferes AA Cruz, 73
anos em Santo Tirso!
O alferes miliciano António Araújo de Sousa Cruz, oficial comandante do Parque-Auto da CCS e do BCAV. 8423, festeja 73 anos a 24 de Setembro de 2018.
Natural de Santo Tirso e licenciado em enge-nharia mecânica, ao tempo morava em Aldoar, no Porto, aonde voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano - onde se fez acompanhar pela dra. Margarida Cruz, a esposa (médica de formação e por lá professora primária), e o filho Ricardo.
Aposentado, depois de uma vida profissional intensa, reside em Santo Tirso, onde labora na sua quinta e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Américo Rodrigues furriel miliciano |
Furriel Rodrigues de Zalala
faria 66 anos! RIP!!!
O furriel miliciano Rodrigues, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria 66 anos a 24 de Setembro de 2018. Infelizmente, faleceu a 30 de Agosto de 2018, há menos de um mês.
Américo Joaquim da Silva Rodrigues especializou-se como ati-
rador de Cavalaria na Escola Prática de Santarém, onde já re-
crutara. Serviu os Cavaleiros do Norte de Zalala nesta especialidade e como vagomestre, já nos tempos do norte de Angola - o que lhe valeu louvor pú-
blico do comandante da 1ª. CCAV. 8423. Doença incurável roubou-o do nosso convívio - ele que era um dos grandes animadores dos encontros dos zalala´s -, deixando uma enormíssima e infinita saudade.
Hoje, quando festejaria 66 anos de vida, aqui fazemos memória de um grande companheiro nossa jornada africana do Uíge angolano. RIP!!!
Couto Soares |
Soares da TRMS, 66 anos
na Póvoa do Lanhoso !
O soldado António do Couto Soares foi Cavaleiro do Norte das Transmissões, na CCS do BCAV. 8423, a Companhia do Quitexe, e comemora 66 anos a 12 de Setembro de 2018.
Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975, ao lugar e freguesia de Bru-
nhais, no concelho da Póvoa do Lanhoso. Esteve vários anos emigrado e, já aposentado, divide o seu tempo entre as suas casas de Brunhais e da Suíça.
Para ele, onde quer que esteja, o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário