CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

4 254 - O clarim Graciano Queijo, o furriel Jesuíno Pinto!

O soldado clarim Graciano da Purificação Queijo, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, numa
 das suas últimas festas de aniversário, no Lar Padre Tobias, em Salvaterra de Magos. Faria hoje 66 anos
mas faleceu, de doença, a 30 de Outubro de 2013
O soldado clarim Graciano Queijo
num dos seus últimos aniversários

O Graciano foi soldado clarim da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e faria hoje 66 anos. Faleceu a 30 de Outubro de 2013, vítima de doença e acolhido no Lar Padre Tobias, em Samora Correia.
Graciano da Purificação Queijo, era este o seu original nome, natural de Vilarelhos, em Alfân-
dega da Fé, teve vida madrasta, mas mais feliz nos últimos anos. Quando, afinal e tragicamente, a doença lhe minou a saúde e a vida.
Cavaleiro do Norte da CCS, de Angola voltou a 8 de Setembro de 1975 e fez-se à vida. Trabalhou na construção civil e, sabe-se lá como e quando, e porquê, foi parar a Samora Correia, há já largos anos. Uma irmã, disseram-nos, vivia por perto. 
Um acidente de trabalho limitou-o bastante e alimentou-lhe o vício do álcool, «matando-lhe» qualidade de vida. Che-
gou a viver em situações muito precárias, mas em 2002, tinha 50 anos, começou a ser apoiado pelo Centro Bem Estar Social Pa-dre Tobias, em Samora Correia. Lá passou a refeiçoar e a fazer higiene pessoal. Começou a recebeu rendimento social de inserção e assumiu trabalho de recuperação, apoiado por todos os técnicos da Câmara Municipal de Benavente, Segurança Social e CBES Padre Tobias, de Samora Correia.  
O Graciano frequentou consultas de alcoologia e deixou de consumir, melho-
rando notoriamente a sua qualidade de vida. Foi institucionalizado no lar em 2009 e antecipadamente reformado, por invalidez. 
O ano 2011 foi-lhe amargo, com diagnóstico de um tumor no esófago e  segui-
do no IPO de Lisboa. Foi operado e fez quimioterapia e radioterapia. Mais tar-
de, surgiu-lhe um tumor na laringe, não resistiu e faleceu a 30 de Outubro de 2013! Hoje, quando faria 66 anos, o recordamos com saudade. RIP!!!
Furriéis de Aldeia Viçosa: Rebelo, Guedes,
Amorim, Matos, Jesuíno Pinto e Brejo,
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV . 8423

Furriel Jesuíno Pinto
nasceu há 66 anos!

O furriel miliciano Jesuíno Fernandes Pinto, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, nasceu há 66 anos, no dia 29 de Setembro de 1952. Faleceu a 3 de Maio de 
2017, vítima de doença.
Jesuíno Pinto
Chegou à 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte do capitão Jo-
sé Manuel Cruz, em Agosto de 1974 e em rendição individual. Voltou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se em Pa-
rada de Gatim, concelho de Vila Verde, a sua terra natal. Foi jogador de futebol, homem do associativismo local e profissional de rádio, passando os seus últimos tempos de vida, já muito precária,  numa instituição social de S. João de Areias do Vilar, em Barcelos. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário