CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

5 300 - Reunião operacional no Comando de Sector e ZMN! A Cimeira do Alvor !

Fazenda Maria João, a de Zalala e do Grupo RIMAGA, onde se aquartelaram os Cavaleiros
do Norte da 1ª. CCAV. 8423. A imagem mostra o soldado Alberto Pimenta, o Barbas, que
prematuramente faleceu há precisamente um ano. RIP!!!

O Comando do Sector do Uíge (CSU) e Zona Militar
 do Norte (ZMN), agora Tribunal Militar do Uíge.
Imagem do dia 25 de Setembro de 2019

O comandante Carlos Almeida e Brito voltou a Carmona a 7 de Janeiro de 1975, há 46 anos, para reunir no Comando de Sector do Uíge (CSU), no âmbito do plano de «estabelecimento de contactos operacionais» da Zona Militar Norte (ZMN).
Oficial de Cavalaria, com a patente de tenente-coronel (chegaria a general), já lá estivera no dia 3 e lá voltaria a 28 do mesmo mês - assim como ao BC 12, neste caso no dia 18, ao que seria (na altura não sabíamos) o nosso futuro quartel da capital do Uíge.
O comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 fazia-se normalmente acompanhar do oficial adjunto do BCAV. 8423, o capitão de Cavalaria José Paulo Falcão - que faleceu em Dezembro de 2019, após anos de prolongada e agonizante doença, em Coimbra. Quem aqui recordamos com saudade!
Cavaleiros do Norte da CCS: furriéis
José Monteiro e Brogueira Dias e 1ºs.
cabos Miguel Teixeira e Vasco Vieira
(de pé) e João Pires 

Os dias de Angola
de há 46 anos !

Os dias passavam e aproximava-se a Cimeira que viria a ser do Alvor - marcada para o dia 10 -, mas, a 7 de Janeiro, ainda se admitia que poderia ser em Ofir, perto de Viana do Castelo. 
A esta cidade foi o coronel Eurico Corvacho, para reunir com o Governador Civil e o comandante do BC9, que ali estava aquartelado. Corvacho era o Chefe de Estado Maior da Região Militar do Norte.
Agostinho Neto, presidente do MPLA, que tinha chegada a Lisboa prevista para este dia, afinal não chegou. Jonas Savimbi, presidente da UNITA, avistou-se com Leopold Senghor, presidente do Senegal, em Dakar. Em Serpa Pinto, capital da província de Cuando Cubango, no sul de Angola, foi anunciada a saída de 60 elementos da chamada Revolta do Leste - a Facção de Daniel Chipenda -, que terão aderido ao MPLA, «após negociações com o delegado local do movimento de Agostinho Neto».
Assim iam os nossos dias de Angola, há precisamente 46 anos. Distantes e saudodos!
O (ainda não) Barbas, 
Alberto Pimenta de Zalala


Alberto Pimenta
o Barbas de Zalala

Alberto Pimenta, o Barbas
de Zalala, faleceu há 1 ano!

O soldado Alberto Abel Alves Pimenta, o saudoso Barbas de Zalala, de Vista Alegre, Songo e Carmona, faleceu na noite de 7 de Janeiro de 2020, há um ano e vítima de doença, aos 67 anos e no Hospital de Vila do Conde. 
Nascido a 26 de Fevereiro de 1952, foi atirador de Cavalaria de especialidade e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Mindelo, lugar da freguesia de Árvore, em Vila do Conde.
Trabalhou na área da restauração automóvel, com oficina própria - a Auto-Reparadora, da Rua do Alto das Póvoas, no Terroso, Póvoa do Varzim - e era conviva habitual e, aliás, indispensável e carismático dos encontros da 1ª. CCAV. 8423. Sempre, um Cavaleiros do Norte incontornável, com a sua longa barba, que por Zalala começou a crescer e o acompanhou por toda a vida!
Hoje o recordamos com saudade! RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário