CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

5 314 - Festa militar do CSU no pavilhão do Clube Recreativo do Uíge

O capitão José Paulo Fernandes foi vedeta do
espetáculo de há 46 anos, realizado no pavilhão
do Centro Recreativo do Uíge (CRU), na cidade
 de Carmona. Violou e cantou!
 
BCAV. 8423

O pavilhão do Clube Recreativo do Uíge (CRU), na cidade de Carmona, foi espaço para, na noite de 21 de Janeiro de 2975, um espectáculo cultural e musical destinado aos militares de todas as unidades do Comando do Sector. Com participação activa de Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A memória confunde-me, final já lá vão 46 anos, mas é seguro que o capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV. 8423 - a de Santa Isabel mas ao tempo já no Quitexe - foi uma das vedetas de noite, com grupo musical improvisado mas de elevado nível. Ele mesmo cantando e tocando viola.
O grupo musical militar entusiasmou toda a assistência e, muito em particular, a comunidade civil que assistia também e literalmente enchia o pavilhão.
Ezequiel Silvestre
1º. cabo da CCS

Ezequiel, 1º cabo do PELREC,
69 anos na Sobreda de Almada!

O 1º. cabo Ezequiel, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, festeja 69 anos a 20 de Janeiro de 2021.
Ezequiel Maria Silvestre, de seu fome completo, é do Cercal do Alentejo e foi atirador de Cavalaria de especialidade, integrando o PELREC, comandado pelo alferes miliciano António Garcia.
Jornadeou pelo Quitexe e por Carmona (no BC12), regressando a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se no Laranjeiro, onde já morava, antes do serviço militar.
Actualmente e já aposentado, reside no Vale de Figueira, da Sobreda, no município de Almada, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Oliveira de Zalala, 69
anos em Almeida !

O condutor Oliveira, soldado da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 69 anos a 20 de Janeiro de 2021.
Orlando Marques de Oliveira foi Cavaleiro do Norte de Zalala e também jornadeou por Vista Alegre, pelo Songo e por Carmona, sempre no Uíge angolano, mas, por razões que desconhecemos, o seu nome não consta da lista desta companhia que, a 9 de Setembro de 1975, regressou a Portugal. Sabemos, porem, e por informação do furriel miliciano João Dias, das Transmissões, que residirá em Almeida.
Para lá vai o nosso abraço de parabéns! 
Fazenda de Zalala


Couchinho de Zalala, 69
anos em Casal de S. Braz !

O 1º. cabo António Manuel Couchinho, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala, festeja 69 anos a 20 de Janeiro de 2021.
Atirador de Cavalaria, integrou o 3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa, com os também milicianos furriéis Manuel Pinto, João Aldeagas e Victor Velez. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Idanha-a-Nova, onde ao tempo morava. Dele, apenas sabemos que trabalhou na TAP e que mora(rá) em Casal de S. Braz, na Amadora, para onde e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Jorge Vicente,
1º. cabo da CCS

Vicente, 1º. cabo do PELREC,
faleceu há já 24 anos !

O 1º. cabo Jorge Luís Domingues Vicente, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, faleceu há precisamente 24 anos - no dia 21 de Janeiro de 1997.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, integrou o PELREC, comandado pelo alferes António Garcia, com os furriéis Monteiro, Viegas e Neto, todos milicianos, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. 
Regressou e fixou-se em Vila Moreira, em Alcanena, de onde era natural.
Era animador ativo dos primeiro encontros da CCS, mas doença de natureza oncológica levou a que, depois de doloroso sofrimento, falecesse aos 44 anos. Hoje se passam 24 e aqui o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário