CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

5 306 - As negociações da Independência! Cavaleiros nas Quedas do Duque de Bragança!

A Estrada do Café liga Luanda a Carmona, actual cidade do Uíge. Aqui, na entrado da
capital da província, na entrada do lado do lado do Quitexe, a 24 de Setembro de 2019, 
quando por lá passou furriel Viegas da CCS do BCAV. 8423

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV, 8423 em passeio
turístico às Quedas do Duque de Bragança. De pé, 
Almiro Maciel, furriel João Dias, alferes José Lains,
furriel Évora Soares, Carlos Coelho e Famalicão
(de pé), Carlos Costa e Fernando Silva


Os meados de Janeiro de 1975, pelas terras uíjanas de Angola, foram pacíficas, embora muito expectantes quando ao que decorria na Cimeira do Alvor. E do que dependia o  nosso futuro próximo por terras de Angola.
«A cimeira iria definir os termos da negociação da independência de Angola e polarizou todas as atenções, já que previamente, na de Mombaça, parecia, pela primeira vez, ter-se conseguido uma comunhão de interesses de todos os movimentos», lê-se no livro «História da Unidade - o BCAV. 8423.
A tempo e por via disso, «começou a ser murmurada uma nova remodelação do dispositivo» e já se previa que o BCAV. 8423 se viesse, como veio,  a instalar em Carmona. O que se confirmou a 2 de Março de 1975, quando a CCS rodou para o BC12.
A actividade operacional dos Cavaleiros do Morte estava «muito limitada, por falta de meios humanos» e, na prática, «ficou somente conduzida ao longo do alcatrão» - o mesmo que dizer que ao longo da Estrada do Café e «em constantes patrulhamentos, apeado e auto, através dos quais se garante(ia) a nossa presença e a liberdade do itinerário».
Também por esse tempo de há 46 anos, se fizeram várias excursões a locais turísticos angolanos, nomeadamente às afamadas Quedas do Duque de Bragança, transportados nas duras Berliets de transporte militar (para todo os serviços e mais algum...) - que se transformaram, assim, de meio transporte para zonas de guerra, de teatro operacional, para este pacífico a apetitoso serviço de lazer.
Os furriéis milicianos Carlos Letras e António
Chitas, da 2ª. CCAV. 8423, a caminho das
Quedas do Duque de Bragança


A Cimeira do Alvor,
Portugal e Angola !

A Cimeira entre Portugal e os três movimentos de libertação de Angola continuava no Alvor e, a 13 de Janeiro de 1975, há 46 anos, soube-se que, embora sem confirmação oficial, o dia 11 de Novembro era apontado como o da independência de Angola.
O dia 13 de há precisamente 46 anos foi uma segunda-feira e sabia-se também, de acordo com o jornal «Diário de Lisboa» (que agora fomos rever), que «a constituição e chefia do futuro Governo» - o Governo de Angola... - era um dos pontos mais relevantes, e de resto dos mais discutidos, das «intensas negociações» que decorriam na Cimeira do Alvor.
Os três movimentos de libertação pretendiam 5 ministérios para cada um e dois para Portugal. Opôs-se a delegação portuguesa, liderada pelo major Melo Antunes, contrapondo «4 pastas para cada uma das partes» - 4 para Portugal, 4 para o MPLA, 4 para a FNLA e 4 para a UNITA.
Quanto à liderança do futuro Governo angolano, Portugal lançou a ideia de ser rotativa, ou colectiva. 
- Ver AQUI e AQUI.
João Estrela em 2021
quando faz 70 anos.
Parabéns!

João Estrela
em 1974/75

Estrela, 1º. cabo cripto,
70 anos na Amadora !


O 1º. cabo João Francisco Lavadinho Estrela foi operador-cripto da CCS dos Cavaleiros do Norte do Quitexe e festeja 70 anos a 15 de Janeiro de 2021.
Alentejano e natural de Campo Maior, morava em Lisboa quando foi mobilizado para Angola e a Lisboa voltou, no dia 8 de Setembro de 1975, à Rua dos Amenos, freguesia de Benfica (na lisboeta capital portuguesa), onde então residia - ido do seu saudoso Alentejo.
Trabalha na área do imobiliário e premiado quadro da REMAX, vivendo na cidade da Amadora, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário