CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 1 de julho de 2019

4 469 - O acidente da 2ª. CCAV., o embarque da CCS do BCAV. 8423!

O furriel miliciano Freitas Ferreira num
momento de descontracção musical
na jornada angolana do Uíge
Freitas Ferreira no
hospital Militar
de Luanda 


«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor». É assim que o furriel miliciano Freitas Ferreira recorda o acidente de uma viatura da 2ª. CCAV. 8423, numa curva do Quibaxe.
O dia 1 de Julho de 1974 foi uma segunda-feira e dia de uma coluna dos Cavaleiros do Norte de Al
deia Viçosa patrulhar a Estrada do Café. A viatura saiu da estrada e caiu numa ravina, uma ravina muito alta... -, aos trambolhões, capotando numa curva onde se cortava para a fazenda e aquartelamento de Maria Fernanda.

«Não me lembro do nome dele», do condutor, diz o Freitas Ferreira, recordan-
do, todavia, que ambos ficaram feridos - ele com uma perna e uma clavículas partidas, o que obrigou a evacuação para o Hospital Militar de Luanda e poste-
rior reclassificação de especialidade militar, passando de atirador de Cavalaria a amanuense - ainda que contra a sua vontade.
«Gostava mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companhei-ros da Companhia», disse o Freitas Ferreira, que continua intimamente ligado à 2ª. CCAV. 8423 e todos os anos participa nos seus encontros. José Maria de nome próprio, é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e conta-bilidade e mora em Costa, freguesia  de Guimarães. 
- NOTA: Ver «O acidente do furriel Freitas Ferreira,  
e outros, na primeira pessoa» - AQUI
Alferes milicianos António Garcia,
Jaime Ribeiro e João Leite, que
festeja 67 anos nos Estados Unidos

Leite, alferes dos Morteiros,
67 anos nos Estados Unidos !

O alferes Leite, comandante do Pelotão de Morteiros 4281, festeja 67 anos a 1 de Julho de 2019.
João Manuel Pacheco Leite é natural dos Açores e, como «seu» PELMOR 4281, foi/foram contemporâ-
neos dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 na vila do Quitexe, entre Junho de 1974 e Janeiro de 1975, quando rodaram para Carmona - tendo regressado a Portugal em Julho de 1975. 
Actualmente, e desde há já muitos anos, reside nos Estados Unidos onde, em S. Francisco (no Estado da Califórnia) é empresário do sector da distribuição em rede de informação - a ABC Direct, Inc. Para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Ordem de Serviço nº. 152 com a relação dos
Cavaleiros do Norte da CCS que, a
29/05/1974, embarcaram para Angola

Embarque da CCS 
do BCAV. 8423

A Ordem de Serviço nº. 152 do Regimento de Ca-
valaria 4 (RC 4), de 1 de Julho de 1974, publicou, enquanto unidade mobilizadora,  a relação de oficiais, sargentos e praças da CCS do BCAV. 8423 que embarcaram para Angola.
O anexo dessa OS de há 45 anos dá conta do embarque, a 29 de Maio, do capitão António Oli-
veira, dos alferes e futuros tenentes João Mora e Acácio Luz, alferes milicianos Jaime Ribeiro, An-
tónio Albano Cruz e António Manuel Garcia (ali erradamente referido como Silva), sargento ajudante Luís Machado, 1ºs. sargentos João Barata, José Claudino Luzia e Joaquim Aires, furriéis milicianos Monteiro, Pires (Cândido), Rocha, Morais, Viegas, Neto, Farinhas, Dias, Fonseca, Bento, Lopes, Pires (José), Cruz, Machado e Mosteias. E todos os praças que, também nessa data, voaram nos TAM de Lisboa para Luanda.
O comandante Carlos Almeida e Brito, o capitão José Paulo Falcão (oficial adjunto) e o alferes miliciano José Leonel Hermida (oficial de transmissões) já tinham partido a 22 de Maio - uma semana antes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário