CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 8 de julho de 2019

4 747 - Reunião, há 45 anos, de Comandantes do BCAC. 8423 na vila do Quitexe!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Atrás, o clarim Mário Costa e Rogério Raposo. Ao
meio, furriel miliciano João Aldeagas, alferes Mário Jorge Sousa e esposa, 1º. cabo Jorge Silva, condu-
tor Jaime Fernandes e 1º. cabo Hélio Cunha. À frente, os furriéis Jorge Barreto (com a filha do alferes
Sousa ao colo) e José Louro e NN (quem é?)
Os capitães milicianos José Paulo Fernandes e José Manuel
Cruz, respectivamente comandantes da 3ª. CCAV. e da 2ª.
 CCAV. 8423, com o comandante Bundula (da FNLA)

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, menos de um mês depois da sua debu-
tância do Uíge - lá chegados a 6 de Junho (a CCS) imediatamente anterior... - conti-
nuavam, há 45 anos, a apresentar-se à comunidade civil  da região. 
E não só!
A 8 de Julho desse ano de 1974, por exemplo, o Quitexe e a CCS foram anfi-
triões da «reunião mensal do BCAV. 8423», a segunda da comissão e que aconteceu na sede  por, de acordo com o livro «História da Unidade», «ainda não existirem estruturas nas restantes Subunidades, que permitissem a realização da reunião nas suas sedes».
O encontro quitexano, recepcionado pelo comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria e comandante do BCAV. 8423, teve presença dos capitães comandantes das várias subunidades do Subsector: António Martins de Oliveira (da CCS do BCAv. 8423, na vila do Quitexe), Davide Castro Dias (da 1ª. CCAV. 8423, na Fazenda Zalala), José Manuel Cruz (da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa), José Paulo Fernandes (da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel), Victor Correia (da CCAÇ. 209/RI 21, a da Fazenda do Liberato) e Raúl Corte-Real (da CÇAÇ. 4145, a de Vista Alegre).
Alferes Mário
Jorge Sousa

Sousa, alferes de Zalala,
68 anos em Andorra !

O alferes miliciano Sousa, oficial da 1ª. CCAV . 8423, a da mítica Fazenda Zalala, festeja 68 anos a 8 de Julho de 2019.
Especialista de Operações Especiais (os Rangers de Lamego), Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa fez-se acompanhar da esposa e filha na sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, depois de passar, também, por Vista Alegre/Ponde do Dange, Songo e Carmona, fixando-se na Calçada do Lavra, freguesia de S. José, em Lisboa. 
A vida familiar e profissional levou-o mais para norte, na região do Porto, e sabemos que actualmente, e já desde há vários anos, se encontra emigrado em Andorra, para onde vai o nosso abraço de parabéns! 
Adelino Santos

Adelino de Aldeia Viçosa,
6 anos em Leiria !

O soldado Adelino Vieira dos Santos, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 8 de Julho de 2019.
Atirador de Cavalaria de especialidade, em Aldeia Viçosa, pri-
meiro, depois também em Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana de Angola, e fixou-se em Fontes, povoação da freguesia de Cortes, no município de Leiria. Mora agora em Souto de Cima , freguesia de Caranguejeira, também em Leiria, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário