CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 25 de maio de 2021

5 442 - Patrulhamento permanente nos centros urbanos e itinerários, especialmente em Carmona...


 

Os alferes milicianos João Machado (que amanhã festeja 69 anos na Amadora) e
 Carvalho de Sousa com o 1º. sargento Fernando Norte (já falecido), todos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
Forças Militares Mistas (FMM) de Angola há 46 anos, na
parada do BC12, em Carmona - agora cidade do Uíge



A 25 de Maio de 1975, há 46 anos e pelas bandas do Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam, estoicamente e sem um queixume, a sua missão de segurança de pessoas e bens, num período que se adivinhava cada vez mais delicado.
O projecto das Forças Militares Mistas (FMM) continuava activo da parte do BCAV. 8423, ao tempo procurando «incrementar as suas actividades». Por isso mesmo e ao nível da cada especialidade militar, alguns dos Cavaleiros do Norte serviram de formadores e monitores de instrução aos futuros quadros - saídos da forças da FNLA, MPLA e UNITA.
Paralelamente, «m
anteve-se permanente patrulhamento nos centros urbanos e nos itinerários, especialmente em Carmona, considerada a área mais fulcral do distrito», sublinha o livro «História da Unidade»



O alferes miliciano Machado, da 2ª. CCAV. 8423,
aos 23 anos e de visita às Quedas do Duque de
Bragança. Em 1975, há precisamente 46 anos!

O louvado alferes miliciano João

Machado faz 69 anos na Amadora


O alferes miliciano João Francisco Pereira  Machado, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 26 de Maio de 2021.
Oficial de Operações Especiais (Rangers) e 2º. comandante da subunidade de Aldeia Viçosa, foilouvado «pelas qualidades demonstradas (...), primeiro como comandante de um grupo de combate e posteriormente como adjunto do Comandante de Companhia».
«Manifestando sempre a maior vontade e determinação nas situações que lhe foram impostas, cotou-se como bom oficial, o que se tornou sobretudo notório no todo coeso que conseguiu dos homens que comandou», sublinha o louvor do comandante Almeida e Brito, acrescentando «o elevado sentido de servir e de extrema dedicação», mostrando «excelente comportamento em todas as situações que viveu, merecendo destaque a sua actuação no decurso dos graves incidentes da cidade de Carmona em Junho último, ocasião onde nova e mais abertamente pôs as suas qualidades à prova».
O louvor foi publicado na Ordem de Serviço nº. 174 e conclui que «por tudo o que foi citado, pela colaboração sempre prestada, bem merece o alferes Machado justo prémio da sua passagem pela vida militar».
Ao tempo, morava em S. Sebastião da Pedreira (na Rua 1º. Cabo José Martins Silvestre), em Lisboa, e, actualmente, goza a sua reforma da administração fiscal na Amadora - onde, recentemente, mandou para trás das costas um susto provocado pala COVID 19.
Parabéns!

Oliveira de Santa Isabel
69 anos em Guimarães !

O soldado Fernando da Silva Oliveira foi apontador de morteiros médios, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. 
Natural do lugar de Sub-Estrada, em Nespereira, freguesia de Pinheiro, concelho de Guimarães, lá voltou a 11 de Setembro de 1975, cumprida a sua comissão militar por terras do norte de Angola.
Por lá terá feito vida e dele nada mais sabemos, a não ser que amanhã festejará 69 anos. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário