CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de maio de 2021

5 427 - O último dia da Instrução Altamente Operacional (IAO) dos Cavaleiros do Norte!

Grupo de Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 já no Quitexe

Os comandantes Almeida e Brito, tenente-coronel
(do BCAV. 8423) e José Manuel Cruz, capitão
miliciano (da 2ª. CCAV. 8423)

A sexta-feira de 10 de Maio de 1974, hoje se passam 47 anos, foi o último dos 10 dias da Instrução Altamente Operacional (IAO) dos futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A «operação» decorreu a partir do Destacamento do RC4, no Campo Militar de Santa Margarida, «já com total autonomia das Companhias», todas comandadas por capitães - a CCS do SGE António Martins de Oliveira (que viria a ser a do Quitexe) e as operacionais lideradas pelos então ainda tenentes milicianos, futuros capitães milicianos Castro Dias (1ª. CCAV., a de Zalala), José Manuel Cruz (2ª. CCAV. a de Aldeia Viçosa) e José Paulo Fernandes (a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel).
O objectivo era, de acordo cm o livro História da Unidade», «pô-las a viver à semelhança, embora ténue, daquilo que iria ser a sua vida no ultramar».
O nosso destino, já há muito se sabia, era Angola e este último dia da IAO foi tempo para os futuros Cavaleiros do Norte viajarem para as suas casas, para a última visita às famílias - numa espécie de segunda Licença de Normas. A primeira e a oficial, fora de 18 a 28 de Março.
Marco geodésico da Mata do Soares, nos
arredores de Santa Margarida, onde há
47 anos decorreu a IAO do BCAV. 8423


A preparação no RC4
para os combate de Angola !

A viagem da CCS para Angola estava marcada para 27 de Maio (afinal, adiada para dois dias depois, a 29) e estavam «mortas» as (in)fundadas esperanças de já não irmos para a jornada africana - muito badalada, por esse tempo imediatamente pós-revolução. 
«A licença é um período de repouso dado a todos os que vão combater no ultramar (...), não é mais que um período de transição entre o soldado na prestação normal do serviço militar e aquele em que esse mesmo soldado ultima a sua preparação para o combate», era, sumariamente, a mensagem do comandante Almeida e Brito.
«Recorda-te de tudo o que pedimos sobre aprumo e atavio, pontualidade e vontade firme, dedicação e interesse, disciplina e respeito total», acrescentava o comandante na nota entregue aos soldados, lembrando também que «as exigências, ensinamentos e exemplos dos teus superiores são princípios que de tens de seguir, de compreender, pois são essas afirmações que te levarão a, como já um dia te disse, querer e saber e vencer».
Foi neste clima, reporto do livro «HdU», que o BCAV. 8423 «se preparou para desembarcar em Angola, para rumar ao subsector que lhe foi destinado e no qual irá procurar a «querer e saber vencer» cumprir a sua missão»
Ainda não sabíamos que o Quitexe seria o nosso destino angolano. E Zalala! E Aldeia Viçosa. E Santa Isabel. E outros chãos africanos do norte de Angola.


A. Rabiço
A. Lopes
Promoções de Lopes e Rabiço
a furriéis milicianos !

A promoção a furriéis milicianos de António Lopes e Ângelo Rabiço, enfermeiros dos Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, foi publicada na Ordem de Serviço 109, do RC4 e a 9 de Maio de 1974. Há 46 anos.
António Maria Verdelho da Silva Lopes é natural de Vendas Novas e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Foi Cavaleiro do Norte da CCS e fez carreira profissional como funcionário público, na Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças). Já aposentado, mora na sua alentejana cidade natal.
Ângelo Tuna Rabiço é de Mascozelo, freguesia de Campeã, em Vila Real, e integrou a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e foi professor primário, agora já aposentado. Mora em Guimarães. Um abraço para ambos!
António Moita


Moita de Santa Isabel,
69 anos em Lisboa !

O soldado António Carvalho Moita, da 3ª. CCAV. 8423m festejou 69 anos a 9 de Maio de 2021.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel, depois do Quitexe e de Carmona, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se na Quinta do Ferro, Campo de Santa Clara, em Lisboa.
Nada mais sabemos dele, mas para
onde quer que esteja, para ele vai o nosso abraço de parabéns!  


Sem comentários:

Enviar um comentário