O comandante Carlos Almeida e Brito esteve em Aldeia Viçosa, a 23 de Janeiro de 1975, há 48 anos, acompanhado pelo capitão José Paulo Falcão (o oficial adjunto e de operações) e para «estabelecimento de contactos operacionais» com a 2ª. CCAV. 8423 - aquartelada naquela vila e comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
Ao tempo, murmurava-se cada vez mais a possibilidade de mais uma rotação dos Cavaleiros do Norte. Tal, era resultado das negociações da Cimeira do Alvor, sobre a independência de Angola, e não surpreenderia que a visita do (então) tenente-coronel Almeida e Brito se enquadrasse nesse âmbito.
Agostinho Neto, em Lisboa e na Associação Portuguesa de Escritores, disse «ser necessário que os povo de Angola e de Portugal se unam, porque unidos haveremos de trilhar o com caminho da liberdade, obstando a que se reinstale qualquer outro poder neocolonialista».
«Um recuo para Portugal será um recuo para Angola e um recuo em Angola será um recuo para Portugal», afirmou Agostinho Neto, frisando também crer que «depois da independência vai haver mais negros em Portugal e mais bancos em Angola».
Um ano antes, precisamente - no dia 23 de Janeiro de 1974 e no Regimento de Cavalaria 4, em Santa Margarida - o BCAV. 8423 foi alvo de «inspecção normal de uma Escola de Recrutas», que esteve a cargo do coronel Magalhães Corrêa, da DAC.
|
Abel Mourato |
Furriel Mourato faria 71anos. Faleceu em 2020 !
O dia 24 de Janeiro de 2023 seria dia de o furriel Mourato, da 2ª. CCAV. 8423, festejar 71 anos. Infelizmente, faleceu a 2 de Junho de 2020.
Abel Maria Ribeiro Mourato, de seu nome completo, foi vagomestre de especialidade militar e Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e do comando do capitão miliciano José Manuel Cruz. Regressou a Portugal e a Portalegre (a cidade de nascimento e residência, ao tempo) no dia 10 de Setembro de 1975.
O Mourato fez carreira profissional na função pública - nas Finanças - e, já aposentado, morava em Vila Viçosa quando, vítima de doença, ali faleceu.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
|
C. Martins |
Casimiro de Zalala, 71 anos
na Póvoa do Lanhoso !
O soldado Casimiro da Silva Martins, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e comemora 71 anos a 24 de Janeiro de 2023.
Atirador de Cavalaria de especialidade, por lá foi também responsável pelo depósito de géneros e, depois, passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona.Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal terra de Sobradelo da Goma, na Póvoa do Lanhoso. Agora já aposentado, lá continua a viver e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário