CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

- Há 51 anos: Inspecção do Exército ao BCAV. 8423 e no RC4!

Os então furriéis milicianos Neto, Viegas, Matos e
Monteiro num carro de combate do RC4. Há 51 anos!

A sexta-feira de 31 de Janeiro de 1974, há 51 anos, foi tempo de o coronel Paixão, da Inspeção Geral de Educação Física do Exército (IGEFE), se deslocar a Santa Margarida e ao Destacamento do RC4 para uma inspeção ao Batalhão de Cavalaria 8423.
Os futuros Cavaleiros do Norte estavam em fase de Escola de Recrutas, preparando os futuros atiradores de Cavalaria da Unidade, e os responsáveis do Exército nada deixavam ficar para trás, nada era ao acaso. 
A inspeção era «normal, no quadro de um Escola de Recrutas» e decorreu sem qualquer problema, tal como, de resto, já acontecera a 23 do mesmo mês e ano, quando lá esteve o coronel Magalhães Corrêa, da Direcção da Arma de Cavalaria (DAC).
Os instrutores eram os futuros alferes e furriéis milicianos, que, ora no Destacamento do RC4 ora na Mata do Soares, preparavam os praças (soldados e futuros 1ºs. cabos) para a jornada africana de Angola, se bem que a generalidade deles da mobilização soubesse apenas pelos instrutores - então muito jovens aspirantes a oficiais milicianos e 1º.s cabos milicianos, futuros alferes milicianos e furriéis milicianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário