CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

1 254 - Incidentes em Carmona e louvor a Meneses

Avenida de Portugal, na cidade de Carmona (Uíge). Foi 
«palco» de alguns incidentes militares, em 1975


A 13 de Abril de 1975, registaram-se «incidentes mais graves» em Carmona, sucedendo a escaramuças quase diárias, entre a FNLA e o MPLA. «Os incidentes de de Luanda e Salazar vieram de ressaca até Carmona, dando origem a que houvesse que fazer intervenção a conflitos diversos, o mais agrave deles a 13 de Abril, na própria cidade, aquando de uma acção de fogo entre o MPLA e a FNLA, através de elementos das suas forças militares», lê-se no Livro da Unidade.
Um herói se sublinhou nesse dia: o alferes miliciano Meneses, que vira a ser louvado pelo comando, porque «durante uma manifestação não autorizada» - a desse dia 13 de Abril - na qual se verificou «confronto entre elementos dos dois movimentos emancipalista», com uso de armas de fogo na via pública, «actuou de forma rápida, decidida e enérgica».
O louvor dá destaque ao facto de tal intervenção «não ter deixado dúvidas quando à determinação do pequeno núcleo de tropas que comandava». E o efeito foi claro: «deteve dois dos manifestantes armados e em confronto e de imediato abortou a manifestação».
A situação, como se vê, não estava a fica boa por Carmona.
Ao outro dia, e «para obstar a tais inconvenientes e para cumprir uma intensa actividade de patrulhamentos mistos, houve que reforçar temporariamente o BCAV.», em Carmona - aonde chegou um grupo de combate do BCAÇ. 5015. E, no dia seguinte, 15 para 16 de Abril, um outro, este da 3ª. CCAV, a que, por esse tempo, se aquartelava no Quitexe.
Aquecia o ambiente militar, por causa do desentendimento entre os movimentos emancipalistas. Ainda estava para ir o pior, em Junho seguinte.~
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423, a que chegou em Fevereiro de 1975, ido do Batalhão de Caçadores 4519/73, que estivera em Cabinda e Luanda, em 1974/75, e fora desmobilizado. Acabei de falar com ele, recupera de um problema de saúde, reside em Leiria e prometeu enviar-me foto.


Sem comentários:

Enviar um comentário