CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

1 259 - O Esteves da secretaria do Comando...


Hoje, estive à fala com o Esteves, que goza a sua reforma pelos lados de Viseu, depois de uma vida dedicada aos automóveis. Um problemazinha, ou outro, de saúde não lhe rouba a boa disposição e a nostalgia - quando se lhe fala do Quitexe e de Carmona. Ou de Luanda!!! Já nem falando da não esquecível Santa Margarida, campo militar onde nasceu e cresceu a família dos Cavaleiros do Norte.
O Esteves foi escriturário na secretaria do Comando e foi do tenente Luz a proposta do louvor à Ordem (nº.173) que lhe dá créditos de desembaraço, correcção e cumprimento «com todo o entusiasmo e noção exacta das responsabilidades». Apresentava os serviços que lhe eram distribuídos «com a maior perfeição e em devido tempo, mesmo os mais variados».
O Esteves não é visto pelos meus olhos desde 1997, quando o (furriel) Monteiro organizou o encontro de Penafiel. Já lá vão 15 anos, como o tempo passa!! Despedimo-nos na área de serviço de Antuã, em Albergaria, e lá foi ele à vida dele e eu à minha.
Da conversa de hoje, evoco a gargalhada solta quando, após os «entretantos» destas brincadeiras de falar ao telefone não se sabe com quem e passado tanto tempo, lhe fui adiando a identidade. 
«É d´Águeda, pá... É d´Águeda que fala!!..», disse-lhe eu, deixando silenciar o tempo. Logo ele se lembrou da graça por que me conheceu como «cavaleiro do norte», soltando outra sonora gargalhada.
Já agora, fazendo minhas as palavras do tenente Luz, no louvor, lembremos que o Esteves foi «um óptimo colaborador do seu chefe de secretaria, granjeando, por tal, admiração e estima de todos com quem no serviço privou».
Já nem te lembras disto, ó Esteves!!!
- ESTEVES. José Lopes Esteves, 1º. cabo escriturário, da secretaria do Comando do BCAV. 8423. Aposentado e residente em Viseu.



1 comentário:

  1. "Grande pirata" quero dizer "grande cavaleiro". Grande abraço.

    ResponderEliminar