CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

1 430 - Cavaleiros de Aldeia Viçosa vão parar ao Fundão

O  Pisco e o Rito (à esquerda. De pé, à direita Carmo 
(de óculos) e Ramalho. O Ramalho a passar o testemunho ao Carmo

A «função» cavaleira da Vila Viçosa, embalada nas saudades sempre renovadas e nos bons-grandes momentos de partilha de afectos que sempre se avivam e sentem nestes momentos, já tem mordomo para o ano: o Carmo, que faz vida pelo Fundão.  
O ritmo (e o ritual) não se pode perder e só se tem a ganhar com esta envolvente emocional que cataliza tantos entusiasmos, durante tantos e tantos anos - desde há 37!!!
O almoço de Vila Viçosa, depois da visita ao monumental paço ducal, provou também (se fosse preciso) como um encontro de ex-combatentes do ex-ultramar pode dinamizar (e assim faz) o turismo social, cultural e histórico português. E tantas maravilhas monumentais e paisagísticas há, por esse Portugal desconhecido que espera por nós - como sugeria um velho slogan da praça publicitária de há uns 2 e alguns anos.
O Guedes, que fez o favor de mandar ao blog as imagens que temos publicado, deu conta disso mesmo e da emoção com que muitos dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa se surpreenderam com a riqueza monumental da outra Viçosa - a que é Vila no chão alentejano de Portugal.
A tarde teve ainda uma merenda, a bucha para o regresso, e lá se fizeram os «adeus até pró ano!»
O Carmo, entretanto, assumiu o novo pouso - no roteiro de emoções da 2ª. CCAV. 8423. Será no Fundão, lá para os fins de Setembro de 2013, que os Cavaleiros do Norte do capitão Cruz se encontrarão. Certamente com mais gente, pois não é tão longe para muitos e a vida está difícil e as algibeiras muito leves para alguns. 
- RAMALHO. Rafael António Pimenta Ramalho, furriel miliciano atirador de cavalaria, comercial na área de distribuição de bebidas, natural e residente em Évora.
- PISCO. Francisco de Jesus Pisco, 1º. cabo atirador de cavalaria, natural de Proença-a-Nova e residente em S. João da Talha.
- RITO. João Jerónimo Rito, atirador de cavalaria.
- CARMO. Eugénio Gonçalves do Carmo, 1º. cabo atirador de cavalaria. Natural e residente no Fundão.

Sem comentários:

Enviar um comentário