CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 13 de outubro de 2012

1 439 - Cavaleiros em Luísa Maria e notícias de Portugal


Caixarias, Ezequiel (?) e Marcos (em baixo), Hipólito e Viegas 
(em cima)  na  fazenda Luísa Maria, a 13 de Outubro de 1974. 

A 13 de Outubro de 1974, um domingo, o PELREC escoltou oficiais do Comando do BCAV.8423 à Fazenda Luísa Maria, onde ao tempo estava uma pelotão da 2ª. CCAV. 842.3, a de Aldeia Viçosa. A visita era de rotina, mas não tanto, pois preparava-se a rotação do dispositivo militar dos Cavaleiros do Norte e Luísa Maria seria um dos destacamentos a extinguir. E  assim foi, a 14 de Dezembro seguinte
De volta o Quitexe, recebo notícias de Portugal, em forma de  jornal e com algum atraso. Um comunicado do Governo «prisões, durante a madrugada, de elementos da reacção». E de uma apreensão de armas em Lisboa e o cancelamento de uma manifestação de apoio ao general Spínola. Ainda em Lisboa, rapazes e raparigas, na zona de Benfica, revistam minuciosamente todos os carros que entravam na cidade. O mesmo acontecia em Algés, em Sacavém e na ponte sobre o Tejo, do lado sul. 
«Caça às bruxas», escrevia o meu amigo Victor Oliveira, que tinha sido agente da Policia Judiciária e, ao tempo, era quadro superior da Dinners Clube, dando nota de que «neste outono quente, algo de anormal e indefinido se esta a passar».
A carta tem data e carimbo de 11 de Outubro e chegou ao Quitexe (com o jornal da véspera) na tarde de domingo, dia 13. Era o tempo em que os Correios funcionavam. De 5 de Outubro, uma semana antes, vinham recados de Costa Gomes: «Não cultivemos o espírito mesquinho da denuncia. Sejamos puros e sinceros a informar o povo  a juventude. Que na variedade de opiniões que a verdadeira democracia consente, possamos encontrar uma unidade pluralista».

Sem comentários:

Enviar um comentário