Edifício do comando do BCAV. 8434 (à esquerda)
A 29 de Outubro de 1974 (hoje se fazem 39 anos), apresentou-se no comando do BCAV. 8423, o sub-comandante João Alves, da FNLA, acompanhado de 6 elementos deste movimento emancipalista, identificando-se como sendo do "quartel" Aldeia, na serra do Quimbinda, na área do Quitexe - bandas por onde passámos algumas vezes, em operações militares, ou meras escoltas para as fazendas ou sanzalas, em apoio sanitário ou a actuvidades comerciais.
O que se passava era simples: eram atribuídas às NT actividades de perturbação cívica que, e cito o Livro da Unidade, «facilmente se concluíram ser de elementos estranhos, que procuram, certamente, criar um clima de desconfiança local, entre a FNLA e as NT».
O assunto foi esclarecido numa reunião no comando (foto) do Quitexe, que envolveu o comandante Carlos Almeida e Brito (BCAV. 8423) e a autoridade administrativa local. Registe-se este facto, nada dispiciendo, e cito o Livro da Unidade: foi a primeira vez que elementos da FNLA se apresentaram às autoridades militares portuguesas, depois do cessar-fogo. Assim se fez a história.
Sem comentários:
Enviar um comentário