CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

1 456 - Pilhagens na estrada de Quitexe para Aldeia Viçosa


Quitexe e Aldeia Viçosa, ali tão perto, mas estrada (do café) 
de Carmona (Uíge) a Luanda, com muitos problemas nos finais de 1974

Aos dias (últimos) de Outubro de 1974, pelo Quitexe, continuava intensa a actividade de patrulhamentos, no sentido e com o objectivo prático de garantir a segurança do tráfego rodoviário. Aconteciam várias emboscada na estrada do café (principalmente) e nas picadas de acesso às localidades vizinhas da sede do BCAV. 8423.
Tal se justificava, prementemente.
«A FNLA, nomeadamente a partir de 18 de Outubro, começou a realizar actividade de pilhagem aos utentes dos itinerários, principalmente no troço compreendido entre Quitexe e Aldeia Viçosa», refere o Livro da Unidade.
Algumas delas fez o PELREC - e os pelotão de Sapadores (do alferes Ribeiro) e o grupo de combate de uma das companhias operacionais que por lá se aquartelava mensalmente, mais o Pelotão de Morteiros 4281, do alferes Leite. «Procurou-se contrariar esta acção de banditismo com o lançamento de patrulhamentos inopinados, aquando do aparecimento de queixas, sem que, contudo, se preveja parar com elas, já que, à aproximação das NT, a FNLA se furta ao contacto e, consequentemente, não se evita a acção já realizada, ou a realizar, pois a presença das NT não é, e não pode ser, contínua», historia o Livro da Unidade.
Os incidentes não eram só com os FNLA´s, mas também com alguns camionistas civis, que (até custa dizer) desdenhavam da tropa e faziam muita questão de tal coisa sublinhar. Uma vez, perto do Dambi Angola, tivemos de deter um deles - que nos chegou a ameaçar com armas. Ele, contra cerca de 30 homens armados de GNR, granadas e outros equipamentos de combate rápido.  

1 comentário:

  1. Feliz Aniversário, Camarada SILVA, nem com as ondas da rádio nos apanhaste, mas já cá estás no nosso Clube dos sexiiiigenários, estávamos à tua espera. Abraço Camarada.

    ResponderEliminar