Chegada dos Cavaleiros do Norte a Santa Isabel, a 11 de Junho de 1974
Foto de Agostinho Belo
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel chegaram a Santa Isabel no dia 11 de Junho e de lá saíram a 10 de Dezembro de 1974. Para trás, ficaram 13 anos de presença de uma guarnição militar portuguesa, como sinal da sua soberania.
Não ficava longe do Quitexe, a uns 15 quilómetros, quase metade em estrada de asfalto (a do café, que ligava(va) Carmona a Luanda). Saía-se da vila-sede do batalhão, em direcção à capital angolana, e cortava-se na aldeia do Dambi Angola, de que Santa Isabel distava uma meia dúzia de milhares de metros, em picada ora aberta, ora com pontos fechados de mata verde e espessa, por onde saltitavam macacos e de onde se ouviam ruídos da natureza, que assustavam.
A CCAV. 8423 teve dois mortos, mas nenhum em combate. O BCAV., aliás, não teve qualquer morto em situação decorrente de qualquer operação militar. A 2 de Julho de 1975 e já em Carmona, vítima de acidente de viação, faleceu o soldado atirador Jorge Custódio Grácio, mais conhecido como Spínola e que foi vencedor da prova de S. Silvestre do Quitexe. Era natural do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria (na Marinha Grande). Agosto de 1975, já em Luanda e em data desconhecida, faleceu o soldado Manuel Barreiros, vítima de doença.
Creio que de paludismo(!). Se é quem eu penso era cozinheiro! Viajou connosco no avião que trouxe a CCS de Carmona para Luanda. Será o mesmo camarada?
ResponderEliminar