CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

1 436 - O Jorge Barata faleceu há 15 anos...

Barata, Lains dos Santos e Rodrigues em Zalala (1974) 


Hoje, quando já se faz noite e faço horas para o jantar, dedilho o computador de um 11º. andar de Bruxelas, onde a vida me trouxe por uns dias, ao Parlamento Europeu.
Aqui «achei» alguns portugueses, muito engravatados e algo solenes, com ar de muito atarefados e fazendo não sei bem o quê. Quero dizer, fazem política (ouvi dizer), uns; e assessoram, outros. E nada do que vejo é muito diferente desde a vez que a primeira vez que cá estive (já em 1997), nem das três que se seguiram - antes deste outono de 2012.
Os «milagres» tecnológicos permitem-me, deste quarto de onde pouco se vê pela cidade, de noite enevoada e fria, permitem-me chegar ao escritório de casa e à minha agenda dos Cavaleiro do Norte. E o que leio? Que amanhã, dia 11 de Outubro de 2012, 15 anos se passam da morte, inesperada e por isso mais cruel e injusta, de um companheiro de Zalala: o (furriel) Barata.
 Era o Barata de Alcains e de lá saiu para Santarém, onde fez recruta e especialidade na Escola Prática de Cavalaria. Saí eu de lá, depois da recruta,  para Lamego e só nos voltámos a encontrar em Santa Margarida, onde se formou o BCAV. 8423.
A Alcains voltou o Barata, depois da jornada angolana. Por lá continuou a vida, a trabalhar, constituindo família e a jogar futebol, pelo Desportivo de Castelo Branco e pelo clube da terra. 
A 10 de Outubro de 1997, hoje se passam 15 anos, passou normal o seu dia, era contabilista em Penamacor, e  faleceu vítima de um enfarte do miocárdio. Na véspera, ainda treinou futebol, jantou, sentiu-se mal, foi levado de ambulância ao hospital mas faleceu no dia seguinte, às 7 horas da manhã.
Deixou viúva, um filho e uma filha.

Até um destes dias, Barata!
BARATA. Jorge António Eanes Barata, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 1ª. CCAV. 8423. Natural de Alcains.

2 comentários:

  1. Grande Camarada BARATA, onde quer que estejas,a tua amizade está comigo.

    ResponderEliminar


  2. Um dias desses camarada Barata, voltaremos a nos encontrar.
    ManPinto

    ResponderEliminar