CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

1 445 - Bem "pregou" 22 anos o 1º. cabo Tomaz

Tomaz, Cruz, Pais e Silva, rádio-montadores 
da CCS, no Quitexe, em 1974, na parada do quartel

A verdade manda dizer que não tenho a menor memória do episódio que aqui se conta. Mas também não tenho a menor dúvida do momento festivo de há precisamente 38 anos, no Quitexe, dia de anos do Tomaz! Vinte e dois!!! Os 22 anos do 1º. cabo rádio-montador Tomaz.
Aqui está história, na primeira pessoa, a dele:
"É verdade que tenho o Quitexe no coração, mas quem não tem? As memórias são mais que muitas e aqui vai mais esta recordação. Foi há 38 anos que festejei os meus 22 anos no Quitexe e desde logo ficou combinado que o aniversariante da equipa dos rádio-montadores tinha que pagar a jantarada. O primeiro foi eu e lá teve de ser. Fomos os quatro (eu, o Silva, o Pais e o furriel Cruz), todos todos jantar ao restaurante em frente da CCS - o Pacheco.
Nunca mais vou, ou vamos, esquecer o prato: coelho à caçador e isto nem é, não..., não é piada política do momento. Tudo foi bem regado com um garrafão de vinho arranjado pelo furriel Cruz, eu sei lá como!
Claro que não faltaram amigos de ocasião, a querer beber um copo mas o garrafão fixou-se no chão, trancado com os pés. 

A noite não terminou ali.
O furriel Cruz, depois de já estar um "pouquito" alegre, e não admira, disse-nos baixinho: «Venham ao meu quarto,  que tenho lá uma coisa só para nós". 

E lá foram os quatro Cavaleiros do Norte ajudar o furriel Cruz a levar, debaixo do braço, uma garrafa de whisky, agora, para o quarto dos rádio-montadores. Terminámos a noite a escondê-la, não fosse o diabo tecê-las, e fizemos o totoloto - o que nos deu motivo de grandes gargalhadas quando, no outro dia, mostrámos as cruzes que o furriel Cruz tinha feito: «Isto!!! Isto não foi eu...». Mas tinha sido.
Estes momentos são uma boa e feliz recordação de todos nós, para toda a vida. E recordo-os com emoção.
Grande abraço para todos os Cavaleiros do Norte que guardam e recordam estes momentos únicos das nossas vidas. 

RODOLFO TOMAZ

3 comentários:

  1. Com que então amigo Tomaz, vais
    entrar no clube dos sexagenários!!!
    Eu já lá estou desde agosto,
    dou-te as boas vindas e os parabèns a você.
    Muitas felicidades e um grande abraço.
    Manuel Afonso Machado
    G

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas palavras amigas
    do amigo Machado, mas estou triste,
    agora é que devíamos ir para a tropa,
    sentirmos a energia daquela
    época, ui ui...
    Tomaz

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Tomaz!!
    Abraço camarada,vamos lá a contar
    quanto mais melhor!!
    ManPinto

    ResponderEliminar