Flora, em cima à direita, a 1 de Janeiro de 1975 - dia de ano novo. Atrás, o Ribeiro, com uma garrafa na mão. Depois, da esquerda, Viegas, Bento e Flora. À frente, o Rocha. Em baixo, Viegas (de arma na mão) e Pires, com um combatente da FNLA, na aldeia do Dambi Angola, a 4 de Novembro de 1974
O Pires e o Flora são dois Cavaleiros do Norte que hoje, quando se passam102 anos da implantação da República, entram no Clube dos 60!!! Fazem 60 anos, são sexiiiiiigenários e bons praças!!! Ambos de bom aspecto, actual, como se os anos não tivessem passado por eles.
O Pires era da CCS do BCAV. 8423 e mais próximo, portanto. Não muito menos o Flora, que cirandou entre Santa Isabel e Quitexe, onde a 3ª. CCAV. chegou de vez em Dezembro de 1974.
O Pires viveu comigo, provavelmente, um dos mais emocionantes dias da vida - quando a 4 de Novembro de 1974, nos encontrámos (os homens do PELREC) com um grupo de combatentes da FNLA - memória de combatente de que ele ainda hoje fala com pormenor e recapitulando momentos que poderiam ser de tragédia. Foi, para ele, o dia da estreia operacional, saindo do «arame farpado» para uma operação de horas, que fartos amargos de boca nos poderia trazer. Não trouxe, felizmente. Transmontano, fixou-se em Bragança, depois de um périplo nas BT da GNR que o fez correr Portugal. Tem um casal de filhos: ele engenheiro informático na Gulbenkian, ela professora em Valpaços.
O Flora ultrapassou, recentemente, um momento menos bom de saúde e aposentou-se da Caixa Geral de Depósitos - onde fez carreira profissional, depois de, após a jornada angolana, fazer estúdios superiores - ido de Alcains para Lisboa. Tem três filhos, o mais velho recém-emigrado na Alemanha, como quadro superior.
Abraços, ó malta da minha idade. Um destes dias, apanho-vos e entro, também, para o Clube dos 60!!!
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de
transmissões, da CCS do BCAV. 8423. Aposentado
da GNR, mora em Bragança.
- FLORA. António Pires Flora, furriel
miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423.
Bancário aposentado, mora em Odivelas.
PIRES, ver AQUI
FLORA, ver AQUI
Parabéns Camaradas, do Pires, talvez por ser de transmissão e por isso percorreu outros caminhos diferentes do Flora, que foi meu companheiro na especialidade como atirador de Cavalaria e de quem tenho boas recordações e não me lembre tanto do Pires.Flora, uma boa saúde e felicidades. Um forte Abraço a estes dois Camaradas.Atenção tendes de pagar cotas para entrar no clube dos sexiiiigenários
ResponderEliminar