CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

1 431 - O Pires e o Flora no Clube dos 60 anos!!!


Flora, em cima à direita, a 1 de Janeiro de 1975 - dia de ano novo. Atrás, o Ribeiro, com uma garrafa na mão. Depois, da esquerda, Viegas, Bento e Flora. À frente, o Rocha. Em baixo, Viegas (de arma na mão) e Pires, com um combatente da FNLA, na aldeia do Dambi Angola, a 4 de Novembro de 1974



O Pires e o Flora são dois Cavaleiros do Norte que hoje, quando se passam102 anos da implantação da República, entram no Clube dos 60!!! Fazem 60 anos, são sexiiiiiigenários e bons praças!!! Ambos de bom aspecto, actual, como se os anos não tivessem passado por eles.
O Pires era da CCS do BCAV. 8423 e mais próximo, portanto. Não muito menos o Flora, que cirandou entre Santa Isabel e Quitexe, onde a 3ª. CCAV. chegou de vez em Dezembro de 1974. 
O Pires viveu comigo, provavelmente, um dos mais emocionantes dias da vida - quando a 4 de Novembro de 1974, nos encontrámos (os homens do PELREC) com um grupo de combatentes da FNLA - memória de combatente de que ele ainda hoje fala com pormenor e recapitulando momentos que poderiam ser de tragédia. Foi, para ele, o dia da estreia operacional, saindo do «arame farpado» para uma operação de horas, que fartos amargos de boca nos poderia trazer. Não trouxe, felizmente. Transmontano, fixou-se em Bragança, depois de um périplo nas BT da GNR que o fez correr Portugal. Tem um casal de filhos: ele engenheiro informático na Gulbenkian, ela professora em Valpaços.
O Flora ultrapassou, recentemente, um momento menos bom de saúde e aposentou-se da Caixa Geral de Depósitos - onde fez carreira profissional, depois de, após a jornada angolana, fazer estúdios superiores - ido de Alcains para Lisboa. Tem três filhos, o mais velho recém-emigrado na Alemanha, como quadro superior.
Abraços, ó malta da minha idade. Um destes dias, apanho-vos e entro, também, para o Clube dos 60!!! 
- PIRES. José dos Santos Pires, furriel miliciano de 
transmissões, da CCS do BCAV. 8423. Aposentado 
da GNR, mora em Bragança.
- FLORA. António Pires Flora, furriel 
miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. 
Bancário aposentado, mora em Odivelas.
PIRES, ver AQUI
FLORA, ver AQUI

1 comentário:

  1. Parabéns Camaradas, do Pires, talvez por ser de transmissão e por isso percorreu outros caminhos diferentes do Flora, que foi meu companheiro na especialidade como atirador de Cavalaria e de quem tenho boas recordações e não me lembre tanto do Pires.Flora, uma boa saúde e felicidades. Um forte Abraço a estes dois Camaradas.Atenção tendes de pagar cotas para entrar no clube dos sexiiiigenários

    ResponderEliminar