CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

1443 - Santa Isabel a preparar as malas para o Quitexe...

Fazenda Santa Isabel, onde jornadeou a 3ª. CCAV. 8423

A 17 de Outubro de 1974 - já lá vão 38 anos!!! - fomos de escolta a Santa Isabel, onde a 3ª. CCAV. 8423 contava dias para o adeus final, que viria a acontecer a 4 de Dezembro. Lá foi uma delegação de oficiais, julgo que comandada pelo capitão Falcão (o adjunto do comando e oficial de operações). Preparava-se a rotação destes Cavaleiros do Norte para o Quitexe.
O ciclo de visitas passara já pelo destacamento de Luísa Maria, onde estava um pelotão da 2ª. CCAV. (no dia 13) e iria a Aldeia Viçosa (a 24), não se efectuando a Zalala (que fazia malas para Vista Alegre e Ponte do Dange), Liberato (onde ainda estava a CCAÇ. 209/RI21, que se ia desmobilizar e, em Nova Lisboa, passar à disponibilidade) e Vista Alegre (onde se aquartelava a CCAÇ. 4145, que ia para Luanda) - justamente por esta razão.
A guarnição de Santa Isabel, por este tempo, estava reduzida, com um pelotão cedido ao BC12 e que passou por Quipedro e Além Lucunga. Regressou ao chão isabelianao a 8 de Novembro seguinte.
- Os últimos dias de Santa Isabel, AQUI
- Caçada de pacaça em Santa Isabel,  AQUI

3 comentários:

  1. Como o tempo passa veloz!
    Recordo os momentos de lazer na torre desse pequeno castelo, fonte de inspiração para as páginas do romance escrito(não publicado),...........e amanhã se completam trinta e sete anos!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Camarada, publica, partilha,somos centenas ainda vivos,não guardes o romance só no teu coração ABRAÇO CAMARADA
    Américo Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos, é sempre gratificante
    ver o local onde permaneci durante 26 meses,
    eu fiz parte da Cª Cavª 1705 e passei aí
    dias maravilhosos nessa fazenda.
    Acho bem vocês passarem estas fotos.
    José Maria Pinto

    ResponderEliminar