CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

1 428 - Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. em Vila Viçosa

Palongo, Martins, Teodósio, um amigo deste, Quaresma,
Neto e Guedes, Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa em Vila... Viçosa

O que é prometido é devido e aqui está uma primeira imagem dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa que, a Vila Vilosa, foram matar saudades e cultivar afectos, 37 anos depois de terem regressado aos seus lares europeus, cumprida a jornada de África, por terras de Angola.
O abraço «cavaleiro» aldeia-viçosense juntou 62 pessoas, a 29 de Setembro de 2012, com o selo organizador do Mourato e do Ramalho. Outros não puderam ir, por isto ou por aquilo, mas não faltou a irradiante alegria de quem, pelo chão uíjano, foi companheiro, camarada e irmão, ao longo de 15 meses. 
Não pôde estar, por exemplo, o comandante da companhia (a 2ª. CCAV. 8423), capitão miliciano José Manuel Cruz - retido na sua Esmoriz natal, com problemas físicos de ocasião. Nada de preocupante. Mas lá estiveram o Machado, o Capela e o Carvalho - ao tempo angolano, garbosos alferes milicianos. E os furriéis Martins, Ramalho, Mourato e Guedes, para além de muitos praças. E famílias.
O cozido à portuguesa da terra alentejana de Vila Viçosa caiu que nem canja, bem saboreada e melhor regada com o precioso néctar que aconhega os estomâgos, bem tinto e de grau quanto baste. Tudo foi preparado a preceito, num sítio magnífico e retemperador das almas dos sexIgenários de Aldeia Viçosa, todas eles saudosos dos tempos africanos e da juventude que por lá (n)os fez mais fortes e mais homens. 
Falou o (ex-alferes) Machado e disso tudo sobre «a alegria de estarmos em convívio», 37 anos depois do momento em que disseram adeus no aeroporto e foram, todos, pela estrada fora da vida. Até hoje e para o futuro!

1 comentário:


  1. Amigo Viegas, altera lá CAVALEIROS DO NORTE DE ALDEIA VIÇOSA.

    Um abraço.

    ResponderEliminar