A 3ª. CCAV. 8423 reunida em Castelo Branco, a 6 de Junho de 2014
Clicar na imagem, para ampliar
Clicar na imagem, para ampliar
A 3ª. CCAV. 8423 esteve reunida em Castelo Branco, a 6 de Junho de 2014, e aqui fica, hoje, a imagem do dia, ainda que não inclua (o ex-alferes miliciano) Carlos Silva (que a enviou) - que chegou «atrasado» do caminho, por avaria automóvel.
Já por aqui foi dito que tudo correu nos conformes, sob o comando operacional do Flora e do Belo (dois ex-furriéis milicianos de Santa Isabel), mas falta dar conta que, para 2015, a «galopada» dos companheiros de Santa Isabel será em direcção a Vila Real (de Trás-os-Montes), onde o (ex-furriel miliciano) Ribeiro será o mestre de cerimónias e anfitrião.
Isto, somos nós a falar deste ano e do ano que vem.
E em 1975, como iam os dias de Carmona e do Uíge, por estes tempos de Junho?
O Diário de Lisboa noticiava que «as tropas do ELNA e das FALA dominam a cidade, tendo sendo evacuados os efectivos do MPLA sobreviventes dos ataques». A cidade, porém, dizia a edição de 7 de Junho de 1975, «continuava sem mantimentos».
A 8 de Junho noticiava-se que «em Carmona, onde as forças do MPLA foram expulsas, recolhendo aos quartéis portugueses, os problemas estão a aumentar, face à falta de abastecimentos, que se agudizou, uma vez que estão cortadas as ligações rodoviárias com Luanda».
Por esta altura, mais dia menos dia, o reabastecimento militar passou a ser feito por via aérea, com sucessivos carregamentos a chegar ao aeroporto do Carmona. Aos militares, juntavam-se os milhares de civis que rodaram (e ocuparam) a parada do BC12 - para lá levados pelos Cavaleiros do Norte.
- ELNA. Exército de Libertação Nacional
de Angola, braço armado da FNLA.
- FALA. Forças Armadas Populares de
Angola, braço armado da UNITA.
Sem comentários:
Enviar um comentário