CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

2 068 - Calma mais fictícia e preocupante...



Cavaleiros do Norte de SantaI Isabel, no Encontro de Castelo Branco, a 6 de Junho de 2014. 
Em baixo, (os furriéis) António Flora e Agostinho Belo, os organizadores, com o José Carvalho (ao meio)


Aos 20 dias de Junho de 1975, por Carmona e Uíge, a vida ia-se tranquilizando, mas «avisa» o Livro da Unidade, que agora releio, vivia-se «um período seriamente preocupante para o Batalhão». Porém, e cito-o, como «após a tranquilidade vem a bonança, reconsiderada pelo ELNA a posição das NT, acabou por se colmatar as desinteligências existentes e novamente se reiniciou a calma no distrito».
Só que, e volto a citar o Livro da Unidade, «daí resultou calma ainda mais fictícia e preocupante e, no rescaldo, a verdadeira conclusão é que, mais do que nunca, as NT estão a viver no reino da FNLA, isoladas, preocupadas, e quase sem encontrar motivações justificativas da sua estada, salvo que entendem de dever e necessária a sua permanência».
Por outras palavras, e vividas 39 anos depois, os Cavaleiros do Norte por lá teriam de continuar, contra tudo e todos, para assegurar o processo de descolonização. E fê-lo, leio de novo no Livro da Unidade, «demonstrando calma, sangue frio, verdadeiro sentido de missão, espírito de sacrifício».
Castelo Branco, 39 anos depois, foi tempo mais pacífico e calmo, com os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel (a 3ª. CCAV. 8423, do capitão José Paulo Fernandes) a reviverem emoções e alegrias  que o tempo não matou. Como mostram as imagens.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário