Quartel da 2ª. CCAV. 8423, em Aldeia Viçosa (em cima). Brigadeiro Altino de Magalhães (em baixo) e coronel tirocinado Bastos Carreiras (mais abaixo)
Era o brigadeiro Altino de Magalhães, que acumulava com as funções de Governador da província do Uíge e viria a integrar a Junta Governativa de Angola.
O dia foi também para visitar a CCAÇ. 4145, em Vista Alegre, sempre acompanhado comandante do Sector do Uíge (o coronel tirocinado Bastos Carreiras) e pelo Administrador do Concelho do Dange, com o objectivo de promover «o estreitamento de relações entre a autoridade militar e administrativa». E ainda deram uma saltada ao Destacamento de Luíza Maria, passando pelo Quitexe.
Os Cavaleiros do Norte davam os primeiros passos na sua jornada africana do Uíge e a sua primeira operação (a Castiço DIH) tinha começado no dia 26, com participação de todas as subunidades e prolongando-se pelos primeiros dias de Julho.
Bem longe dali, em Bruxelas e no mesmo dia, Mário Soares dizia «não saber» se problema das colónias portuguesas entraria na agenda do encontro entre os presidentes Nixon, dos Estados Unidos, e Brejenev, da URSS - que reuniria no dia seguinte, em Moscovo. Mário Soares estava na capital da Bélgica com o 1º. Ministro Palma Carlos, para uma reunião da NATO e o processo de democratização de Portugal e o futuro das colónias «foram longamente discutidos».
- ZMN. Zona Militar Norte, instalada em Carmona.
- MAGALHÃES. Altino Amadeu Pinto de Magalhães, general na reforma. Nasceu a 8 de maio de 1922, en Ribalonga (Carrazeda de Ansiães).
- CARREIRAS. Carlos Maria Bastos Carreiras, coronel tirocinado. Nasceu a 10 de de Dezembro de 1919, em Vila Boi, (Elvas) e faleceu a 11 de Fevereiro de 2012, em S. Vicente (Abrantes).
Sem comentários:
Enviar um comentário