CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

2 228 - Saída de Carmona «comunicada» à FNLA...

Um grupo de Cavaleiros do Norte do Pelotão de Sapadores. Quem identifica quem?
O Gasolinas e o Carpinteiro (falecido a 1 de Novembro de 2012) nos últimos dias de Carmona


A 30 de Julho de 1975, os comandos dos Cavaleiros do Norte reuniram com o Estado Maior Unificado e apresentaram os planos da operação de saída, que «foi comunicado ao FNLA». Soube-se que estávamos na véspera da chegada da Companhia de Comandos, uma das que (com outra de páraquedistas, que ficaria na base Aérea do Negage) iria acompanhar a coluna do batalhão para Luanda.
Era quarta-feira e o domingo, 3 de Agosto, o dia da nossa saída, estava ali já a  olhar-se no nosso horizonte. Uff, nunca mais chegava!!!
Carmona adormecia e acordava em sobressaltos e as nossas instruções continuavam as mesmas: proteger pessoas e bens! A todo o custo! As movimentações dos homens da FNLA continuavam agressivas e provocatórias. As perseguições e ameaças ensombravam a calma («fictícia», assim refere o Livro da Unidade), que se vivia na capital do Uíge.
As notícias de Luanda não eram as melhores: a FNLA, pela boca do presidente Holden Roberto, anunciava «o assalto contra capital angolana, nos próximos dias». Estavam as suas tropas a reagrupar no conquistado Caxito, a 53 quilómetros. Os seus «cerca de 8000 homens  preparavam o dispositivo de ataque» que, segundo o seu Estado Maio, os levaria à «tomada de Luanda».

Estranhamente, nada disso nos preocupava, nem sequer os inimagináveis perigos da coluna que iria galgar os 570 quilómetros de estrada - que se adivinhavam de mil perigos. De Carmona a Luanda, pelo Negage (onde se juntaria a guarnição local), Camabatela, Samba Caju, Vila Flor, Lucala, Salazar, o Dondo e Catete, até ao Grafanil.
Há 39 anos!!! - o tempo passa!!... -, uma quarta-feira, como hoje, contávamos os últimos dias da nossa jornada angolana do Uíge!!

Sem comentários:

Enviar um comentário